Dia das Mães: Planejamento divulga preços para auxiliar consumidor
O Dia das Mães é para o comércio a segunda data mais importante em termos de faturamento, ficando atrás apenas do Natal. Para auxiliar o consumidor maceioense, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), através de sua Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (SINC), realizou o levantamento de Índice de Preço ao Consumidor (IPC) para a ocasião.
Entre os dias 23 e 28 de abril deste ano, foram coletados os preços dos produtos mais procurados para a data comemorativa. Entre os itens auditados, estão artigos de vestuário, acessórios e calçados; flores e cestas de café da manhã; e eletrônicos e eletrodomésticos.
Na pesquisa fica perceptível uma mudança no padrão de consumo feminino. Itens considerados tradicionais, como batedeiras e fogões, têm perdido espaço para artigos esportivos e celulares modernos.
No grupo vestuário, ainda há bastante procura por itens como vestidos blusas e saias que tiveram altas de 5,6%; 6,94% e 10,02%, respectivamente. A surpresa fica por conta do item tênis, que teve a maior alta do segmento (13,78%).
No grupo Eletrodomésticos e Eletrônicos, o item que apresentou a maior queda na procura foi o fogão, que teve uma diminuição de 5% em relação ao ano passado. Ferro de passar e geladeira também apresentaram diminuição percentual dos preços, com quedas de 4,86 e 1,88 percentuais. Entre os itens mais buscados estão as máquinas de lavar roupas, com aumento de 14,36%, televisores com 8,95% e celulares com 6,71%.
Mas não é por buscar presentes mais modernos que as mamães estão menos vaidosas. A tendência encontrada durante o levantamento do IPC é que muitas delas estão trocando o uso de bijuterias por joias e relógios. Enquanto estes dois itens tiveram um aumento de 11,17% e 6,27% respectivamente, as bijuterias tiveram uma queda na procura de 3,38%.
Atenção
Para quem pretende presentear com flores, perfumes e café da manhã, é preciso atentar para o aumento de preços. Comprar rosas está 14,3% mais caro que em 2014. A justificativa é que o clima desfavorável atrapalhou o cultivo da variedade.
Já os kits para presente em lojas de perfumaria – geralmente compostos por perfume e loção corporal -, tiveram aumento de 11,66%, seguido pelas cestas de café da manhã 9,65%. Uma alternativa para o consumidor é investir na compra de perfumes – vendidos separadamente do kit -, e itens de maquiagem, que foram os produtos e beleza que tiveram o menor aumento de preços: 3,32% e 2,87%, respectivamente.
Assessoria