Defesa Social implanta sistema integrado de registro de ocorrências
A Secretaria da Defesa Social e Ressocialização inova no desenvolvimento e melhoria do sistema de registro de ocorrências e coletas de dados das forças policiais. Com recurso de R$ 2,2 milhões provenientes de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o sistema começa a ser implantado após seis anos de expectativa.
Essa é a evolução do sistema em funcionamento, o Sisgol, transformado em sistema integrado e unificado 100% web em todo estado, totalmente em sintonia com o que é exigido pela Senasp, acomodando: registro de Boletim de Ocorrência, Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), inquéritos, atendimento de despacho pelos números 190 (da Polícia Militar) e 193 (do Corpo de Bombeiros), além da integração com a Perícia Oficial com dados do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto Médico Legal (IML), o sistema de Policiamento Comunitário, controle de indenização por apreensão de arma e droga, o Disque-Denúncia, o serviço de inteligência, Estatística e Anállise Criminal, Georeferenciamento de ocorrências e recursos.
Segundo o coordenador setorial de informatização e segurança, Renato Prado, a customização vem de um trabalho da coordenadoria de informática há seis anos e se transforma num sistema completo.
“Todo processo de informação da segurança pública circula fim a fim. Isso significa que dispensa o auxílio de qualquer outro sistema de apoio para a geração de informação. Essa é a verdadeira integração da segurança pública e evoluiu com o convênio pela Senasp”, declara Prado.
Outra conquista é que esse tipo de sistema geralmente depende de aquisições com empresas privadas, mas, por meio desse convênio a Secretaria da Defesa Social conseguiu evoluir o mesmo – já em uso pelo 190 e 193 – e o diferencial é que o domínio e o código-fonte ficaram para o estado sem gerar dependência de empresas privadas. A implantação ainda está em andamento, mas treinamentos já foram feitos com equipes da parte técnica. Outros treinamentos com os multiplicadores estão prestes a ocorrer.
O sistema é um avanço e reforça a importância da harmonia entre os governos estadual e federal dando suporte no combate à violência, visando resultados em tempo mais hábil.
Redação com assessoria