Aos 82 anos, morre o diretor, ator e apresentador Antônio Abujamra
Ator, diretor de teatro e apresentador, Antônio Abujamra morreu nesta terça-feira, aos 82 anos, em São Paulo. De acordo com informações do jornal Diário de SP, ele foi encontrado morto pelo filho, André, em sua casa. Não há informações sobre a causa da morte.
A informação foi confirmada, via Facebook, pelo sobrinho de Antônio, o cineasta Samir Abujamra:
Conhecido pela irreverência, o ator, nascido em Ourinhos, atualmente apresentava o programa Provocações, na TV Cultura. Era formado em Jornalismo e em Filosofia pela PUCRS, de Porto Alegre.
Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, explicou, de maneira mordaz, porque fazia teatro:
– Britar pedras é pior do que fazer teatro. Então quis fazer teatro, porque é mais fácil para mim, porque não sei britar pedras.
Abujamra era conhecido por sua irreverência, suas encenações e por seu humor crítico em relação aos tabus sociais. Ele também foi um dos principais diretores da antiga TV Tupi. Na mesma entrevista ao Estado, falou sobre suas esperanças no futuro:
– Não tenho esperança em nada. Odeio a esperança. A esperança já f… a América Latina e você vem me perguntar, aos 79 anos, se tenho esperança? Minha esperança é que você não viesse aqui hoje. Era a única (risos).
Sua última interpretação em novelas foi em 2011, em Corações Feridos, do SBT, e no cinema ocorreu em 2012, em Brichos 2 – A Floresta é Nossa.
Abujamra deixa três filhos, o músico André e as atrizes Clarisse e Iara.
Zero Hora