Para Renan Filho, Arapiraca está na agenda prioritária do Estado
Em menos de 100 dias de gestão, o governador Renan Filho esteve pela terceira vez na cidade de Arapiraca, região Agreste de Alagoas. Nesta segunda-feira (6), o chefe do Executivo assinou a autorização para a licitação da obra do gasoduto Penedo-Arapiraca, um investimento de R$ 40 milhões. O empreendimento permitirá o desenvolvimento da região e a vinda de indústrias para a localidade.
“Arapiraca está na agenda prioritária do governo. A nossa proposta é trazer possibilidades para que o interior possa se desenvolver. Temos que promover o desenvolvimento do Estado como um todo”, explicou Renan Filho, que esteve anteriormente na cidade para visitar a Unidade do Agreste e depois para discutir com a prefeita Célia Rocha ações para o município.
Nesta terça, esteve também presente à solenidade o vice-governador e secretário da Educação, Luciano Barbosa, que foi prefeito da cidade por dois mandatos. “Esse momento hoje é fruto de muito trabalho, de várias gestões do município e da ação de muitos outros agentes”, revelou.
O esforço coletivo garantiu, além do gasoduto, outra iniciativa importante para o município, oficializada nesta data: o investimento de R$ 30 milhões no esgotamento sanitário, uma parceria da Prefeitura com a Caixa Econômica Federal.
Ainda na solenidade, foi assinado o contrato de doação de terreno, pela Prefeitura, para a construção da nova sede da Defensoria Pública em Arapiraca. O defensor público André Chalub lembrou da participação de Renan Filho nesse projeto. “Esse sonho, o senhor abraçou ainda na condição de deputado [federal], sendo autor da primeira emenda com recursos para a obra”, disse. Hoje, 72% das pessoas presas na cidade são defendidas pela instituição.
Houve anúncio também para a saúde. O governador adiantou que o estado repassará recursos para o tratamento de câncer no município. “A Prefeitura de Arapiraca não tem aguentado sozinha fazer o tratamento do câncer porque atende a toda a região. Por isso, pactuamos enviar uma ajuda. Aqui a prefeita recebe menos [do Ministério da Saúde] e presta mais serviços. Portanto, o governo será integralmente seu parceiro nessa questão”, revelou.
O apoio à Arapiraca será uma constante na atual gestão. “Nós precisamos manter o volume de crescimento que o município teve ao longo dos últimos anos. Para isso, nós vamos fazer os investimentos necessários. Com a vinda do gasoduto à Arapiraca, a cidade vai dar mais uma vez mostra a Alagoas da capacidade empreendedora que o seu povo tem de trabalhar e colocar esse Estado para frente”, finalizou Renan Filho.
Para se ter uma ideia da importância do gasoduto, que faz parte das iniciativas da Algás (empresa pública do Estado), a obra terá uma extensão de 66 km. Atenderá aos setores industriais, de comércio e domiciliar. Deve beneficiar não somente Arapiraca, mas toda a região Agreste. “Esse é o maior investimento da Algás no interior do Estado”, resumiu Renan Filho.
A previsão de conclusão da obra é para 2017.
Agência Alagoas