Série “Sabores de Alagoas” traz receitas inspiradas no estado

cats

Trabalhar com a imaginação não é tarefa fácil. E quando o fruto desse processo criativo termina servido em um prato, a responsabilidade é ainda maior. Então, para ajudar as ideias fluírem, nada como uma fonte inspiradora. Uns a buscam no ar. Outros, na terra. No caso do chef Jonatas Moreira foram as águas. As águas que banham o litoral de Alagoas.

“Minha maior fonte de inspiração, hoje, é o nosso mar. O litoral alagoano é muito rico e merece uma atenção especial. Nossas lagoas também. De lá tiramos o filé de siri e também o sururu, que eu considero o maior ouro das nossas lagoas, principalmente a Mundaú”, justificou.

O chef da cozinha do restaurante Akuaba é o primeiro personagem da série “Sabores de Alagoas”, que vai contar a história de culinaristas que têm o estado como ingrediente especial em cada uma de suas receitas.

Eleito Chef do Ano pela edição mais recente da Veja Comer e Beber Maceió, Jonatas Moreira é uma das grandes revelações da gastronomia brasileira. Na capital alagoana, o jovem mestre-cuca comanda, além do restaurante especializado em peixes e frutos do mar, o Espaço Gourmet Vera Moreira, localizado dentro do Akuaba, no qual brilham suas experiências gastronômicas franco brasileiras.

Da água do mar, inclusive, veio o ingrediente de um das principais pratos do chef. Com toques e aromas de caju, o Polvo Grelhado é a primeira receita trazida pela série. Preparado à base de azeite, e da essência da fruta, o prato é, segundo Jonatas, “uma receita contemporânea, porém com ingredientes 100% alagoanos”.

Todos os ingredientes do prato, além do modo de preparo do mesmo, podem ser conferidos no canal da Agência Alagoas no Youtube.

 

Sobre o chef

 

Jonatas Moreira é soteropolitano e herdou da família as receitas baianas, mas seu amor pela gastronomia não tem fronteiras. Em 2006, aos 18 anos, o chef ingressou no curso de Arts Culinaires et Management de la Restauration do Institut Paul Bocuse, de Lyon, na França, onde ampliou suas técnicas culinárias. Ainda em território francês, trabalhou em cozinhas renomadas no cenário mundial, como o Bras, em Laguiole, e o Ledoyen, em Paris – ambos na seleta lista três estrelas do Guia Michelin.

No eclético menu, Jonatas Moreira investe em diferentes carnes, como a de pato e a de cordeiro, pescados e ingredientes típicos da região Nordeste. O chef utiliza técnicas modernas, como a sous vide – cozimento a vácuo e em baixa temperatura –, que resulta em criações saborosas e aromáticas, como o robalo ao molho béarnaise e a quinoa preta.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *