Pagamento de abril do Bolsa Família começa a ser liberado no dia 16
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) lembra aos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) que o calendário de pagamento do benefício referente ao mês de abril se inicia a partir do próximo dia 16. A partir desta data, as 85 mil famílias de Maceió que fazem parte do programa, vão poder sacar, assim como fazem todos os meses, o valor correspondente ao mês vigente.
Os titulares do Bolsa Família podem sacar os valores do benefício nas agências da Caixa Econômica, caixas eletrônicos, Caixa Aqui e casas lotéricas, sempre em posse do cartão do programa. Caso o beneficiário não possua o cartão magnético, os valores podem ser pagos diante da apresentação de uma guia de pagamento avulsa ou diante de um documento original de identificação, que pode ser o Documento de Identidade, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a Carteira de Trabalho.
O calendário segue até o dia 30 de abril. Para saber em que dia sacar o benefício, a família deve observar qual é o último algarismo do Número de Identificação Social (NIS) impresso no cartão do Bolsa Família. Aquelas que têm cartões terminados em ‘1’ recebem no primeiro dia do calendário de pagamento, os terminados em ‘2’ no segundo dia e assim por diante.
A secretária Municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, destacou o compromisso da gestão com as famílias inclusas no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais. “Encerramos, há pouco tempo, o período de atualização cadastral do PBF, colocando à disposição do beneficiário que estava há mais de dois anos sem atualizar as informações do programa”.
“Todo o procedimento aconteceu sem transtornos aos usuários e todos os prazos dados pelo Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome (MDS), para o envio das informações, foram cumpridos com o máximo de responsabilidade”, disse Celiany. Em Maceió, segundo dados do MDS, 143.560 famílias estão inscritas no CadÚnico.
Além da sede do CadÚnico, localizada na Rua Barão de Atalaia, nº 753, no Poço, as demandas do PBF também podem ser atendidas nos postos de descentralização, que funcionam nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Denisson Menezes, Sônia Sampaio e Pitanguinha. O atendimento acontece apenas para famílias referenciadas nestes Cras.
Ascom/Semas