Editais e linhas de financiamento para APLs serão aprofundadas por gestores
Elaborar projetos que permitam editais e linhas de financiamento diferenciado, com ou sem reembolso, para os Arranjos Produtivos Locais (APLs). Este foi um dos principais assuntos discutidos nesta segunda-feira (30) entre gestores da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas e a Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas.
Uma das decisões tomadas no encontro foi a necessidade de continuar aprofundando as demandas apresentadas numa próxima reunião que terá também como pauta a criação de um museu interativo de tecnologia e inovação, em Jaraguá.
A reunião ocorreu na sede da Desenvolve entre o diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes, da Desenvolve, Antonio Pinaud, e o secretário da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Pablo Viana, que defendeu a integração entre setores como o da agricultura familiar, as feiras livres e demais áreas importantes para a economia de Alagoas.
Outro ponto debatido foi o de fortalecer APLs e cooperativas, a integração entre as áreas, financiamento para projetos de TICs, startups, e logística de comercialização.
Para Pablo Viana, um dos papeis da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação é buscar apoios de agências governamentais estaduais e federais que possam abrir linhas de pesquisa, de crédito e de financiamento que ajudem as empresas a melhorar seus desempenhos com o uso da tecnologia e da inovação.
“A Desenvolve é uma agência muito importante nesse processo, pois tem conhecimento da nossa realidade e acesso a todas as demais instituições de crédito. Temos uma ótima oportunidade de estabelecer parcerias com essa nova visão de negócios”, ressaltou.