Secretário Estadual de Educação adia fechamento do Nova Jersey, mas destino de Escola ainda é incerto

A faixa “Nova Jersey 50 anos, não apague essa história” na frente da Escola Estadual Estado de Nova Jersey em Palmeira dos Índios dá notas à uma manifestação. Desde que a Secretaria de Estado da Educação anunciou o fechamento da instituição, estudantes, professores e palmeirenses lutam para que a escola mantenha as portas abertas.

cats

Nesta sexta-feira (27), o secretário de educação e vice-governador Luciano Barbosa, os deputados Edval Gaia, Ronaldo Medeiros e Carimbinho e os vereadores Sheila Duarte e Márcio Henrique, se reuniram com representantes da comunidade escolar para debater sobre o assunto.

cats

A Secretaria Estadual de Educação (Semed) almeja que o ensino fundamental seja municipalizado para dar espaço a um novo projeto de ensino.

A escola agora operará da mesma maneira com que trabalhava no começo de sua história: educação tradicional, fundamental e médio.  A pedido da prefeitura do município, o Estado aguardará por mais um ano para municipalizar a rede, até a sua adequação.

Na reunião muitos questionamentos ficaram subentendidos e a palavra final do secretário de educação é de que a Escola Nova Jersey funcione normalmente durante esse ano letivo. No próximo ano, contudo o nível fundamental seja municipalizado.

O futuro da Escola é incerto, mas os esforços da comunidade têm sido reconhecidos até mesmo pelas autoridades. Desde que foi anunciado o fechamento da escola, uma série de mobilizações tem tentado manter o Nova Jersey em funcionamento. A ideia inicial era encerrar de imediato as atividades e transferir os alunos que ali estudam para o Estadual Humberto Mendes, mas o prazo foi estendido.

A notícia do não fechamento da escola trouxe um alívio – apenas momentâneo.  A ideia seria transformar a escola em um centro de formação de professores, além da sede da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Uma nova reunião acontece nesta tarde, na Escola Estadual Graciliano Ramos para definir o novo espaço onde funcionará a coordenadoria.

 

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *