Polícia Militar registra 30 dias sem homicídios em São Miguel
A nova política de gestão adotada na Polícia Militar de Alagoas desde o início de 2015 com a assunção ao comando do coronel Paulo Lima Júnior tem se tornado referência também para a atuação ostensiva nos municípios do interior alagoano. A partir destas diretrizes, alinhadas também com o Governo do Estado, tem sido estabelecida a padronização das ações da PM que objetiva fortalecer a imagem da instituição, trazendo resultados positivos na área da segurança pública.
Entre estes resultados, está o registro alcançado na última sexta-feira (20) de 30 dias sem homicídios na cidade de São Miguel dos Campos, litoral sul alagoano, que nos últimos meses tem registrado entre dois e cinco homicídios a cada mês. A Unidade atualmente é comandada pelo major Carlos Azevedo e conta com um efetivo de 147 policiais militares, distribuídos nas modalidades de policiamento motorizado, através do Pelotão de Operações Policiais Especiais (Pelopes), Companhia de Radiopatrulha, Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) e os Grupamentos de Polícia Militar (GPM’s) instalados nas cidades da área de cobertura.
O major informou que desde que assumiu o comando da 1ª Companhia, há dois meses e meio, procurou conhecer o perfil da sua tropa e o policiamento desenvolvido na região. Ele explica como alcançou o resultado a partir de algumas ações.
“No primeiro mês, procurei conhecer a área e o meu efetivo. Sentei com o meu subcomandante, o capitão Bruno de Lima Lins, e passamos a definir algumas estratégias primeiramente para a motivação da tropa e em seguida para o aperfeiçoamento da ação policial nas ruas”, disse.
“Através da criação de um cartão-programa, passamos a definir as ações de cada guarnição. Reunimos a tropa, explicamos os nossos objetivos e informamos que para alcançá-los seria necessário o engajamento de todos. Em primeiro lugar, precisávamos melhorar a sensação de segurança da população e isso se faz através da ostensividade. O policiamento passou a ser mais visto, montamos pontos-base e definimos metas a serem cumpridas diariamente”, acrescentou.
Entre essas metas estavam a intensificação das abordagens a pessoas e veículos, em transportes coletivos, realização de blitz diariamente, o combate ao tráfico de drogas e ao porte ilegal de arma. O comandante da 1ª Companhia informou ainda que a Unidade disponibiliza uma viatura operacional para dar apoio aos GPM’s (postos policiais fixos dentro dos municípios do interior), de forma que possam realizar uma ação mais ostensiva na cidade.
A 1ª Companhia é responsável pelo policiamento, além de São Miguel dos Campos, nas cidades de Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, Jequiá da Praia e Roteiro.
Trabalho integrado com a Polícia Civil
Ainda de acordo com o major Azevedo, outro ponto fundamental a que ele atribui para o alcance dos bons resultados, é a parceria com a Polícia Civil. Periodicamente são realizadas operações em conjunto com a equipe da PC, sob o comando do delegado Nilson de Carvalho.
“A parceria entre a PM e a PC é grande. Nós trocamos informações na organização das operações e também na área de investigação e este trabalho em conjunto tem surtido um efeito bastante positivo. Através da interação, somamos os esforços para que as duas instituições cumpram com seu papel constitucional e este trabalho seja sentido pela população, que passa a se sentir mais segura e confiante no trabalho da polícia”, destacou.
Assessoria PM/AL