Dentistas fazem atendimento gratuito contra câncer bucal

catsDentistas realizaram atendimento gratuito em dois ondotomóveis nesta sexta-feira (20), na avenida Paulista, em São Paulo. A ação teve como objetivo a detecção precoce do câncer bucal. A campanha é uma iniciativa da ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas) com a FDI (Federação Dentária Internacional).

Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o uso de qualquer tipo de fumo disponível no mundo, incluindo todos os tipos de cigarro, inclusive o eletrônico, aumenta significativamente os riscos de muitas doenças na cavidade oral, como o câncer bucal.

Os principais fatores de risco para o câncer bucal são o cigarro, ingestão de bebidas alcoólicas, infecções por HPV, principalmente pelo tipo 16, e exposição à radiação UVA solar (câncer de lábio). O fumo e o uso excessivo de álcool são responsáveis por 90% dos cânceres da cavidade oral e quando consumidos juntos aumentam os riscos dessa doença.

O Icesp (Instituto de Câncer do Estado de São Paulo) aponta que 83% dos homens com câncer de cabeça e pescoço, incluindo o câncer bucal, são ou foram fumantes. Dos pacientes tratados, 60% são vítimas de tumores localizados na boca e 40% na faringe ou laringe.

O Brasil ocupa o terceiro lugar com maior incidência de câncer bucal no mundo, atrás apenas da Índia e da Tchecoslováquia. E São Paulo é o estado campeão, com mais de três mil novos casos por ano. Os 14 mil novos casos brasileiros de câncer bucal/ano e as quatro mil mortes/ano decorrentes dessa doença são evitáveis se diagnosticadas a tempo do tratamento.

 

R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *