I Seminário contra a Discriminação Racial será realizado em Pão de Açúcar
Está marcado para esta quinta-feira (19), no auditório da FASVIPA, com início previsto para as 13 horas e 30 minutos, a realização do I Seminário Municipal Contra a Discriminação Racial. O evento está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Cultura através da coordenação de políticas e projetos culturais.
Segundo informações do antropólogo Igor Rodrigues, serão três mesas com a participação de uma socióloga, um sociólogo, um mestre em educação, dois antropólogos e uma psicóloga que vão abordar assuntos que permeiam a discriminação racial nas sociedades contemporâneas.
Segundo, ainda, Igor Rodrigues, o coordenador do evento, os participantes vão receber certificado com carga horária de 4 horas. As inscrições são gratuitas e serão feitas no local do evento.
O I Seminário Municipal Contra a Discriminação Racial é aberto à população em geral e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar, SEMTAS e FASVIPA.
“É importante que tenha a participação de servidores de algumas secretarias, pois é um assunto extremamente importante a ser debatido, principalmente no tocante as relações de trabalho e humanas. Deixo aqui o convite e esperamos contar com a participação de todos”, disse Igor Rodrigues.
O Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação racial foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebra-se em 21 de março em referência ao Massacre de Sharpeville, porém a realização deste seminário antecipa as comemorações no município de Pão de Açúcar.
Em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, 20.000 pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação. Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos.
Hélio Fialho