Governo promove geração de renda com Programa Barriga Cheia
O governador Renan Filho participou, nesta quinta-feira (19), do lançamento do Programa Barriga Cheia, no bairro do Benedito Bentes. A iniciativa promove o reencontro de centenas de agricultores com a terra. Inicialmente, serão destinados 105 hectares, na capital, para 630 famílias. Os beneficiados terão acesso a sementes e assistência técnica.
A ação tem a assinatura da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa). “É uma oportunidade para as pessoas que vivem aqui no Benedito Bentes de plantar, produzir, colher a sua produção, ter uma renda alternativa, garantir o sustento da sua família. Precisamos criar condições para que as pessoas possam gerar renda, ter emprego e melhorar de vida”, explicou o chefe do Executivo.
Entre os beneficiados está o morador da localidade Alto da Alegria, no Benedito Bentes, José Maria da Silva, 62 anos. Metade da vida dele foi junto à terra, como agricultor. “Eu nasci em Capela e até meus 31 anos trabalhei plantando e colhendo. Depois, vim para Maceió e me afastei. Estou muito ansioso para voltar à lida”, anunciou.
Nessa primeira fase, o plantio será exclusivo de feijão. Serão atendidos pelo programa moradores do Benedito Bentes, Eustáquio Gomes, Village Campestre e do conjunto Lucila Toledo. As terras foram cedidas pela iniciativa privada – usina Santa Clotilde e Companhia Mercantil Agropecuária Pratagy (Cimapra).
Sobre a importância da parceria entre governo e setor privado, o governador declarou: “Nós vivemos num estado pobre. Não temos condições de sozinhos prover todas as necessidades da população. Por isso, precisamos agir criativamente, fazer parcerias”.
Renan Filho explicou ainda o papel de cada um dos agentes no Barriga Cheia. “Nesse programa, está garantida a terra e as sementes, frutos de parcerias; e o Estado vai entrar com assistência técnica e equipamentos para que as pessoas possam produzir em quantidade elevada”, revelou.
Sobre novas ações, o compromisso de que o Barriga Cheia será levado a outros municípios. “Vamos atuar pela diversificação produtiva. Devemos trabalhar também com peixamentos nos açudes, com agricultura familiar, permitir que o homem do campo possa produzir mais”, disse o governador.
Para o bairro do Benedito Bentes, que assistiu, na última segunda-feira (16), à inauguração da primeira escola de tempo integral da rede estadual de ensino, o governador anunciou a abertura, nos próximos meses, de uma Central de Flagrantes; e ainda este ano, o início das obras do Hospital Metropolitano.