Governo federal, Estado e municípios mantêm Programa Mais Médicos em AL
Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e as administrações municipais, o Ministério da Saúde (MS) mantém em todo o território nacional os programas de provisões de profissionais do Mais Médicos e do Programa de Valorização de Atenção Básica (Provab). Em Alagoas, os programas atuam em 57 municípios desde que foi lançado.
Lançado em julho de 2013, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhorias do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa tem como meta aperfeiçoar a formação de médicos na Atenção Básica, ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país e acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde.
Já o Provab é um programa federal que pretende estimular e valorizar o profissional de saúde que atua em equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família para levá-los a localidades com maior carência para este serviço.
“No programa ‘Mais Médicos’ são 191 profissionais que atuam na atenção básica, trabalhando junto à população com a prevenção e diagnóstico de problemas de saúde”, explicou a coordenadora do Mais Médicos em Alagoas, Ivana Pita.
A médica ressalta que os profissionais inscritos no Provab são, em sua maioria, brasileiros que irão atuar na atenção básica de 1 a 3 anos. “Os médicos do Provab recebem 10 pontos que contam para a realização de residência médica”, destacou.
A coordenadora lembrou, ainda, que o trabalho dos médicos inscritos nos programas de provisão não fica resumido apenas na assistência. “Os pprofissionais realizam um esforço junto à comunidade para a prevenção de problemas como diabetes e pressão alta, além da elaboração de um trabalho de conclusão relatando sua intervenção na cidade. Este documento fica com a gestão municipal e pode ser usado como diretriz para a construção de políticas públicas de saúde”, explicou.
Ivana Pita destaca também que a população abraçou os programas e já sente os efeitos do contato direto com os médicos no seu dia a dia. Ela ressalta que cidades que nunca tiveram médicos residentes hoje contam com esses profissionais.
“Problemas como tuberculose, que eram subnotificados, estão sendo diagnosticados e tratados nas comunidades”, informa.
Telessaúde
Outra iniciativa que amplia o alcance e resolução da atenção básica é o programa Telessaúde, também do Ministério da Saúde, e regulado pela gestão estadual. O programa atua usando modernas tecnologias de informação, possibilitando o apoio e interação entre profissionais com ênfase na educação continuada dos profissionais.
De acordo com o coordenador estadual do Telessaúde, Eduardo Alves, em Alagoas já foram instalados 270 pontos prioritariamente em municípios incluídos no programa Mais Médicos e Provab. “Estão em atividades os serviços de tele consultoria e tele-educação e esta representa apenas a primeira etapa do projeto”, informa Alves.
O coordenador afirma que a meta é a colocação de 654 pontos do Telessaúde em todo o Estado. “Com a Telessaúde, o profissional ganha mais condições de trabalho e segurança, podendo contar com o apoio de equipes especializadas que diminuirão o deslocamento dos pacientes para consultas especializadas ampliando a resolutividade da atenção básica”, destacou.
Agência Alagoas