Perfil feminino ganha espaço no mercado de trabalho

cats

As “frágeis” mãos femininas se puseram à obra. Em qualquer profissão as mulheres desafiam tabus, superam os obstáculos e se destacam em suas funções pela sutileza e delicadeza que dedicam a tudo que fazem.

Psicólogos afirmam essas são as singularidades que fizeram com que a presença feminina fosse notada como influência positiva em qualquer ambiente de trabalho. Pesquisas comprovam que com o passar dos anos, o número de mulheres que competem diretamente com os homens no mercado de trabalho e são chefes de família cresce expressivamente.

No funcionalismo público alagoano, por exemplo, em sete secretarias estaduais a composição feminina atinge mais 60% no total de sua equipe, é o caso da Secretaria de Estado da Educação (SEE) com 65,58%, e da Saúde (Sesau) com 64,69% de mulheres fazem parte do quadro, segundo dados da Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag).

Embora tenha havido evolução quanto às diferenças encontradas entre os gêneros, a exemplo das diferenças salariais, alguns setores do mercado, seja ele público ou privado, preferem que mulheres ocupem os cargos.

Em Alagoas, por exemplo, mulheres aceitaram o desafio de assumir a responsabilidade de administrar pastas relevantes dentro do governo do estado. As secretarias de Estado da Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cultura, Mulher e Direitos Humanos são geridas por mulheres. Na justiça alagoana, procuradoras, juízas, desembargadoras lutam cotidianamente pela preservação da justiça no Estado e consolidam ainda mais as conquistas femininas no judiciário, deixando à parte os debates de gêneros.

Dados divulgados no site da Transparência Internacional, revelam que os países que registram a menor incidência de corrupção são administrados por mulheres. Analisando os números, observa-se que as nações com menos corrupção são aquelas que contam com mais mulheres na política.

Fátima Calegari, psicóloga ericsoniana – linha da psicologia que utiliza a hipnose como técnica e instrumento para chegar mais rápido ao inconsciente, região onde ficam localizados todos os nossos problemas inclusive as reservas de coisas boas – contextualiza os fatores de influência da inserção da mulher no ambiente profissional e na política à base histórica da evolução humana.

Para ela, as mulheres foram preparadas para cuidar, organizar e arrumar, desde a infância, e isso reflete diretamente na convivência social. A presença das mulheres em cargos estratégicos no governo de Alagoas pode trazer resultados positivos que beneficiem a sociedade alagoana.

Outro fator característico, destacado por Fátima Calegari, é que as mulheres têm investido bastante no lado profissional, mostrando-se cada vez mais capacitadas para transitar entre as duas vertentes, conciliando com habilidade suas tarefas familiares.

“A mulher contemporânea está priorizando o lado profissional, nivelando às responsabilidades profissionais com família. Por isso o ambiente de trabalho é contagiado por uma ‘influência materna’. Na verdade, as mulheres demonstram mais prazer em tudo que fazem, proporcionando felicidade e essa deve ser a grande busca. Porque quando se faz alguma coisa que se gosta de fato, aquilo não é um fardo, aquilo se torna algo bom trazendo benefícios para ela e para todos que vivem ao seu redor”, destacou a psicóloga.

Esta semana, Rafael Brito, secretário de Estado do Trabalho e Emprego de Alagoas, ressaltou, durante entrevista, a importância de priorizar a valorização e humanização dos serviços prestados pelo Serviço Nacional de Emprego (Sine), com o propósito de acolher melhor o trabalhador alagoano. Tais características são cada vez mais exigidas dos profissionais, independente do sexo. Mas são as mulheres, que em sua essência, aplicam tais fatores diretamente em suas profissões.

“Toda preparação, sensibilidade, esse espírito de querer agregar, depositar amor em tudo que faz é natural à mulher, sendo assim, faz parte do contexto feminino cativar e se responsabilizar por aquilo que faz”, explicou a psicóloga.

É notório que a mão de obra feminina se destaca no ambiente de trabalho de qualquer seara pela delicadeza no vestir das luvas cirúrgicas, na sensibilidade ao cuidar, na paciência e atenção para ouvir, na cautela ao observar, dedicação em ensinar, agilidade ao digitar e traduzir em verbos pensamentos e sentimentos que fazem parte do universo feminino e se propagam pelo mundo expressando sua marca.

PECULIARIDADES FEMININAS NAS PROFISSÕES IDENTIFICADAS PELA PSICÓLOGA FÁTIMA CALEGARI

 

Professor / professora – permissivas e complacentes

Médicos / médicas – as médicas ouvem mais e são mais pacientes se envolvendo mais.

Advogado / Advogadas – São mais humanas e menos tecnicistas

 

Agência Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *