Saiba quais as praias alagoanas impróprias para banho
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgou, nesta sexta-feira (27), o relatório de balneabilidade das praias de Alagoas. De acordo com o documento, são 19 trechos de praias impróprios para banho, , entre os 60 monitorados semanalmente. Nos dias em que foram feitas coletas de amostras para análise houve grande incidência de chuvas, isso pode ter contribuído.
Dos 18 trechos de praias do litoral sul, três estão impróprios. São eles Praia de Duas Barras, Praia de Atalaia, na Barra de São Miguel, e o Rio Niquim, no trecho 300m da Foz. Em Maceió, dos 20 pontos onde foram feitas as coletas, onze deles devem ser evitado pelos banhistas. São eles Praia do Pontal da Barra, Praia da Avenida, Praia de Pajuçara, Praia de Ponta Verde, Praia de Jatiúca, Praia de Cruz das Almas e a Praia de Jacarecica.
Dos 22 trechos verificados no litoral norte, cinco foram considerados impróprios. O Rio Tatuamunha, no santuário do Projeto Peixe-Boi, Praia de Porto de Pedras, Praia de Maragogi, em frente à Foz do Rio Salgado, na Foz do Rio Maragogi, e em frente à Foz do Rio Persinunga.
O relatório da balneabilidade é produzido semanalmente com base no que determina a resolução nº 274 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que estabelece os critérios de classificação quanto a própria ou imprópria para banho, a partir das análises em cinco semanas consecutivas e com base no critério da presença de mais ou menos 1000 NMP (Número Mais Provável) de coliformes termotolerantes por 100mL da amostra de água coletada.
Fonte: Tribuna Hoje/IMA