Conta de luz em Alagoas fica mais cara a partir desta segunda
O consumidor alagoano vai pagar em média 4,7% mais caro pela energia elétrica a partir da próxima segunda-feira, dia 2 de março. O reajuste extraordinário foi autorizado ontem pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e atende a um pedido de revisão tarifária feito pela Eletrobras Distribuição Alagoas e outras 57 distribuidoras do País.
Em média, a tarifa de energia elétrica de todos os brasileiros aumentará 23,4% a partir de segunda. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, esse percentual médio chega a 28,7%. Enquanto no Norte e Nordeste, o aumento médio será de 5,5%.
A grande diferença entre os aumentos médios de uma região para outra se dá por dois motivos: o primeiro é a proteção legal que veda uma divisão igualitária dos gastos anuais do setor elétrico pelas regiões do país, fazendo com que a participação do Norte e Nordeste sejam menores.
Além disso, recaem sobre os consumidores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste os custos altos da compra da energia de Itaipu, que sofreu aumento de 46%. Como apenas essas regiões fazem uso dessa energia, só elas pagam por estes gastos maiores.