Estado visa fortalecer cadeias produtivas, mas cobra bons projetos
Conhecer a realidade dos municípios e integrar ações para o desenvolvimento do setor agropecuário alagoano. Este foi o propósito do encontro entre o secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos e os gestores municipais de Agricultura.
Durante o evento, no auditório da Faeal, Vasconcelos destacou as diretrizes de governo para projetos voltados para o fortalecimento de diferentes cadeias produtivas. “Precisamos agir de maneira integrada com foco nas demandas prioritárias. No Governo Renan Filho investimentos não terão limites. Orientamos os secretários municipais para a importância da elaboração de projetos, considerados fundamentais para a captação de recursos. Faremos o possível para atrair investimentos para Alagoas. Agindo de maneira coletiva, conseguiremos mudar cenário agropecuário local”, declarou Vasconcelos.
O secretário aproveitou para reiterar apoio ao Instituto de Meio Ambiente nas ações de divulgação dos prazos para entrega do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que termina em 5 de maio. A participação das prefeituras é fundamental no processo de orientação e sensibilização dos agricultores para o CAR. “Daremos todo apoio ao IMA (Instituto do Meio Ambiente) neste trabalho para que Alagoas atinja o maior número possível de cadastros”, enfatizou.
Aproximação
Para o presidente do Fórum Alagoano de Secretários Municipais de Agricultura (Fasa), Leonardo Monteiro, o encontro serviu para aproximar ainda mais os municípios do governo estadual. “Conhecemos as ações de governo previstas para a agricultura. Com isso, estreitamos as relações e contribuímos com propostas”, afirmou Monteiro.
Entre as demandas apresentadas pelo Fasa está a criação de um núcleo de captação de recursos para buscar convênios junto ao governo federal e o fortalecimento das cooperativas para assistência técnica no campo.