Projeto contra esmolas vira conscientização em Maceió
Defendendo a necessidade de se instituir políticas públicas, e visando desestimular o trabalho infantil, a Vereadora Fátima Santiago (PP), apresentou em 2013, o projeto “Não doe moedas nos sinais de trânsito, não estimule o trabalho infantil”. De acordo com ela, o problema do trabalho infantil é cultural e só será erradicado da realidade social alagoana, quando todos, família, sociedade e poder público se unirem em ações concretas contra o trabalho infantil e a favor de desenvolvimento cultural, esportivo e educacional das crianças e adolescentes.
Com vários projetos voltados à população de rua, a Prefeitura implantou a campanha, intitulada de “Promova a Cidadania, Não dê Esmola”, defendendo que a esmola, mesmo sem esta intenção, acaba contribuindo para manter as crianças nas ruas, expostas a todos os tipos de violência e até à dependência química. Materiais educativos e ações direcionadas ao tema estão sendo realizadas pelo Serviço em Abordagem Social do município.
“Muitas vezes, nos deparamos com uma criança ou adolescente pedindo esmolas nos semáforos ou vendendo alguma coisa. Muitos ficam com dó e acabam comprando o produto ou dando algum trocado. Mas, é justamente isso, que acaba incentivando esses jovens a não sair das ruas. Essa campanha estimula a construção da cidadania, buscando chamar a atenção da população para a participação e a colaboração de cada um”, destacou Santiago.
Para quem quer ajudar as crianças e jovens, pode ligar para o Serviço Especializado em Abordagem Social, através do telefone: 0800 284 8048 (atendimento e segunda a sexta-feira, das 8h às 17h).
Assessoria