Abertura do Carnaval de Pão de Açúcar será nesta sexta-feira
Assim como antigamente, a cidade de Pão de Açúcar, a partir de sexta-feira (13), concentrará a folia carnavalesca nos clubes sociais e com os desfiles de blocos nas ruas. O Iate Clube Pão de Açúcar e a sede do Centro Sportivo Internacional serão os principais espaços para a realização dos bailes momescos, além do tradicional banho de rio a fantasia promovido pelos foliões oriundos de outras cidades.
Este ano, em razão das dificuldades financeiras, a Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar não irá promover o carnaval no QG da folia, porém, por determinação do prefeito Jorge Dantas, o governo municipal está liberando ajuda financeira aos blocos carnavalescos e aos clubes sociais, além de ter contratado a Banda Sociedade Musical Guarani, que fará dois arrastões de frevo em plena praia, saindo da Praia do Cristo em direção à Praia Central, no domingo (15) e terça-feira (17), de meio-dia às três horas da tarde.
A abertura oficial dos festejos carnavalescos de Pão de Açúcar será realizada pela prefeitura, na próxima sexta-feira, às 19 horas, com o tradicional desfile do Rei Momo e da Rainha do Carnaval 2015 pelas Avenida Bráulio Cavalcante.
O desfile das majestades carnavalescas será abrilhantado pela tradicional Banda Sociedade Musical Guarani e por dezenas de blocos. O prefeito Jorge Dantas, como de praxe, estará participando do desfile, ao lado do rei e da rainha do carnaval 2015.
De acordo com uma decisão da Comissão Organizadora de Eventos, dezenas de blocos só vão poder receber a ajuda financeira da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar, no momento da concentração dos blocos, na Praça do Correio, nesta sexta-feira. Esta medida é para evitar que alguns representantes de blocos recebam o dinheiro e não botem seus blocos na rua, fato que vem acontecendo todos os anos na cidade de Pão de Açúcar.
Na sexta-feira, logo após o desfile de abertura oficial, será realizado, com início às 22 horas, o 16º Baile a Fantasia, no Iate Clube Pão de Açúcar, com Geraldo Marrom, Marcia Bahia e Orquestra Maestro Petrúcio Ramos. A organização é da Quadrilha Buscapé.
No sábado, com início às 19 horas, na sede do Centro Sportivo Internacional, haverá o 1º Baile de Carnaval a Fantasia, denominado de “Carnaval Girassol” ou “Carnaval da Terceira Idade”, realizado pela Associação Assistencial dos Hipertensos, Diabéticos e Idosos de Pão de Açúcar. Segundo o presidente Edson Rodrigues Pereira, a mesa para quatro pessoas custa apenas R$ 40,00
Já no Iate Clube Pão de Açúcar, segundo o presidente Milton Lopes de Oliveira, de domingo (15) a terça-feira (17), serão realizados quatro bailes, cumprindo a seguinte programação: domingo – 16:00 e 23:00 horas: Orquestra Petrúcio Ramos, sendo a primeira apresentação uma matinê; segunda-feira – 23:00 horas: Banda NuKomando; terça-feira – 23:00 horas: Orquestra Petrúcio Ramos.
Pelo visto, apesar das dificuldades enfrentadas pela Prefeitura de Pão de Açúcar, a “Terra do Sol, Espelho da Lua” não deixará de viver cinco dias de festejos carnavalescos, pois a animação do carnaval quem faz é o folião porque esta é uma festa popular.
Homenagem a Zé Cleto
O Bloco Fonsecão este ano estará homenageando o grande folião José Francisco de Souza, conhecido como “Zé Cleto”. Ele faleceu, aos 52 anos, em 2008, na cidade de Pão de Açúcar, e foi componente de vários blocos carnavalescos, incluindo o Los Panchos. Pertencia à tradicional família Fonseca. É uma justa homenagem.
Bloco 45 Graus homenageará Branca Andrade
O animadíssimo Bloco 45 Graus, que este ano completa quatro anos de existência, estará mais uma vez abrilhantando o carnaval pão-de-açucarense pelas ruas da cidade e prestará uma homenagem a sua madrinha e foliã Branca da Andrade. A saudosa vereadora foi uma grande incentivadora e colaboradora deste bloco, segundo o presidente Eduardo Santos Bezerra.
Carnaval no Per Zero Um
Carnaval Open Bar com banda, cerveja e refrigerante, neste domingo (15), durante o dia, no Pier Zero Um, localizado na Rua da Alegria, com vista para o rio São Francisco. Segundo o organizador Clayton Rocha, as vagas são limitadas e a pulseira custa R$ 70 reais.
Hélio Fialho