MPE abre inquérito para garantir a segurança dos torcedores em Arapiraca

Sem títuloO Ministério Público do Estado de Alagoas, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Arapiraca, instaurou inquérito civil público para apurar as providências necessárias que visem garantir a segurança dos torcedores durante as competições esportivas que a Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) participará, neste ano, nas dependências do Estádio Coaracy da Mata Fonseca, quando for o clube mandante de seus jogos.

O procedimento investigativo foi motivado após ofício recebido, pelo MPE/AL, do comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Walter do Valle de Melo Júnior. No documento, o comandante expõs a preocupação com a segurança dos torcedores, bem como solicitou a mobilização e integração de diversos órgãos.

De acordo com o promotor de Justiça Saulo Ventura de Holanda, a segurança do consumidor de um evento esportivo em estádio de futebol envolve diversos aspectos, que devem ser fiscalizados de forma integrada por órgãos e entes públicos.

“É de extrema importância a fiscalização conjunta e sinérgica, pois envolve os aspectos dentro e fora do estádio, garantindo assim que o torcedor possa contar com maior segurança para saírem de suas casas e irem ao Estádio torcer pelo seu time. Por isso, nós que fazemos o Ministério Público do Estado, cumprindo o nosso papel de exercer a defesa dos interesses difusos e coletivos do consumidor, vamos ter uma audiência ainda este mês com os órgãos competentes”, explicou o promotor.

Como destacou o agente ministerial, ficou determinado neste procedimento investigatório que ocorrerá uma audiência no dia 25 de fevereiro, às 10h, na sede da Promotoria de Justiça de Arapiraca, na qual foram convocados a participação da Polícia Militar; Polícia Civil; Corpo de Bombeiros Militar; Bombeiros Civis; Conselho Tutelar; Federação Alagoana de Futebol; Administração do Estádio Coaracy da Mata Fonseca; Direção da Agremiação Sportiva Arapiraquense; Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito; Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Vigilância Sanitária Municipal; Procon Municipal; representantes dos cronistas desportivos de Arapiraca e das Torcidas Organizadas.

Estatuto do Torcedor

O artigo 13 do Estatuto do Torcedor estabelece que o torcedor tem direito a segurança nos locais onde são realizados os eventos esportivos antes, durante e após a realização das partidas.

 

MPE/AL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *