Carpil trazendo novas tecnologias do Paraná
A caravana da CARPIL composta por 56 pessoas de diversos municípios da área de atuação da cooperativa, que saíram no último dia 28 de janeiro de Palmeira dos Índios para participar da Intercooperação Carpil/Coopavel 2015 em Cascavel no Paraná já está de volta à Palmeira, trazendo novos conhecimentos e tecnologias para Alagoas.
A caravana teve a oportunidade de conhecer a Cooperativa de Produtores de Abacaxi- COOPAITA em Itaberaba/BA, que agroindustrializa e comercializa frutas desidratadas e cristalizadas para merenda escolar, PAA e mercado Nacional, tiveram a oportunidade de conhecer novas técnicas após visitar todo processo.
A caravana visitou também no Distrito Federal a Cooperativa de Taquara- COOTAQUARA a maior produtora, beneficiadora e distribuidora de pimentão do País e de várias hortaliças para conhecer os meios de produção e técnicas das estufas, central de embalagens e semi processamento de hortaliça como quiabo, beterraba, cenoura, berinjela, batata, pepino, tomate e várias folhosas á exemplo da alface, couve e cheiro verde no modelo tradicional. Na sequência também foi visitada a fazenda Malunga sendo recepcionado pelo seu proprietário o deputado estadual Joe Valle, para conhecer a maior produção de hortaliças orgânicas da América Latina.
A delegação alagoana participou de solenidade de abertura do 27° Show Rural.
A caravana Carpil em sua participação no show Rural 2015 visitou dez atividades por dia entre eles agricultura, avicultura, hortifrutigranjeiro, lavoura, piscicultura, pecuária de leite e de corte e meio ambiente, além de visitar o Parque Industrial da Coopavel para conhecer o frigorífico de suínos, bovinos e aves, laticínio e indústria de óleo e ração.
Produtores e técnicos tiveram a oportunidade de trocar experiências com produtores no sul do País, precisamente na região Oeste do Paraná e também vivenciaram o maior show Rural da América Latina, promovido pela Coopavel através da Intercooperação de 18 anos com a CARPIL onde adquiriram novas tecnologias na feira, levando para Palmeira dos Índios, região e nordeste, inovações.
A caravana teve apoio do Governo Municipal de Palmeira dos Índios, Prefeitura Municipal de Minador do Negrão, Governo Federal através da Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional (SDR) , Ministério da Integração Nacional,Ministério de Desenvolvimento Agrário-MDA, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA e Secretaria de Reordenamento Agrário.