Alagoas registra aumento de 115% no número de casos de dengue

cats

O número de casos registrados de dengue nas duas primeiras semanas de 2015 cresceu 115,24% comparado ao mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) no sábado (7). Foram 579 novos casos notificados, sendo 80 confirmados. Em 2014, o mesmo período registrou 269 casos.

Dois municípios do sertão de Alagoas, Mata Grande e Major Isidoro, registraram a maior incidência. Foram 300 casos a cada 100 mil habitantes, o que está sendo considerado uma epidemia. O município de Ouro Branco está em situação de alerta, registrando entre 100 a 200 casos.

De acordo com a secretaria, as cidades deAlagoas com maior população, Maceió e Arapiraca têm, respectivamente, 58 e 25 casos notificados. No estado existem quatro casos suspeitos da forma grave da dengue, em Maceió,Murici, União dos Palmares e Capela. Até o momento, apenas um óbito foi registrado na capital alagoana.

Segundo a Sesau, medidas estão sendo adotadas para orientar os gestores municipais e a população. “É preciso atentar para esse período considerado epidêmico, de janeiro a junho, quando há maior risco para o aumento de casos de dengue em razão da proliferação do mosquito”, disse a diretora de vigilância epidemiológica, Cleide Moreira.

A preocupação também é com o outro vírus que o Aedes aegypti transmite – que ocasiona a Febre Chinkungunya. A Coordenadoria Municipal de Atenção Básica à Saúde informou que entre dezembro de 2014 e janeiro deste ano, o município de Mata Grande registrou 125 casos suspeitos da doença. Entretanto, a possibilidade de muitos desses casos serem, na verdade, dengue, não foi descartada, já que ambas as doenças apresentam sintomas semelhantes.

“Casos dessa doença nova [Febre Chinkungunya] estão ocorrendo na Bahia e em Pernambuco e, por isso, é importante redobrar os cuidados para evitar a dengue e a introdução dessa doença no Estado”, alerta Cleide.

 

*Com G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *