Carpil encerra participação no Show Rural 2015
A Caravana da Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios-CARPIL em sua participação no Show Rural Coopavel 2015, ampliou os conhecimentos e encerra suas atividades nesta sexta-feira (06).
Em sua participação no show Rural, a caravana visitou dez atividades por dia entre eles a agricultura, avicultura, hortifrutigranjeiro, lavoura, piscicultura, pecuária de leite e de corte e meio ambiente, além de visitar o Parque Industrial da Coopavel para conhecer o frigorífico de suínos, bovinos e aves, laticínio e indústria de óleo e ração.
A Caravana participou de Dia de Campo direcionado a fruticultura. O intuito da Carpil será aplicar as técnicas, na Unidade de Beneficiamento Integrado de Frutas na Região Agreste, que será implantada no município de Igaci, que beneficiará 2.500 famílias produtoras de frutas de 21 municípios alagoanos.
No Dia de Campo no Show Rural Coopavel, produtores, produtoras e técnicos nordestinos, conheceram inovações que ajudam a aumentar a produtividade e geração de renda, como o cultivo protegido, hidroponia, mecanização para pequena propriedade, variedades de frutas, e princípios de produção agroecologia, além de produtos semi processados e processados, sucos engarrafados e frutas desidratadas.
“Esses conhecimentos irão permitir ao agricultor familiar um ganho expressivo com a inserção do agreste na Rota da Fruticultura. Com essa participação no show Rural, unimos o útil ao agradável, pois com a construção da unidade de beneficiamento de frutas, poderão aplicar as tecnologias que aprenderam no sul do país, podendo até mesmo começar a aplicar em suas propriedades”, destacou Luciano Monteiro.
A Carpil completa 18 anos de intercooperação com a Coopavel, difundindo conhecimentos do Sul para o Nordeste.
A caravana de Alagoas saiu da cidade de Palmeira dos Índios dia 28 de janeiro, levando 56 pessoas entre técnicos da Carpil, da Emater, secretarias municipais, representantes de associações de produtores rurais, beneficiários do Crédito Fundiário, de assentamentos indígenas e de cooperativas convidadas incluindo uma do vizinho Estado de Sergipe e encerra suas atividades nesta tarde.
Além de Palmeira dos Índios, os municípios de Pão de Açúcar, Estrela de Alagoas, Santana do Ipanema, Minador do Negrão, Senador Rui Palmeira, Craíbas, Igací, Belém, Quebrângulo, Belo Monte, Ibateguara, Jaramataia, Batalha, Chã Preta, União dos Palmares, Traipú, Girau do Ponciano, São Luiz do Quitunde e Porto Calvo enviaram representantes.
A participação da cooperativa no evento contou com total apoio da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), além da parceria com a Prefeitura Municipal de Igaci e do deputado federal Givaldo Carimbão.