Carpil visita parque industrial de uma das maiores cooperativas do país
A caravana da Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios-CARPIL capitaneada pelo seu presidente, Luciano Monteiro visitou o parque industrial da C.Vale em Palotina no Paraná.
Técnicos da Carpil, da Emater, secretarias municipais, representantes de associações de produtores rurais, beneficiários do Crédito Fundiário, de assentamentos indígenas e de cooperativas convidadas incluindo uma do vizinho Estado de Sergipe, conheceram o modelo industrial de produção.
Foram apresentados o complexo avícola com capacidade de abate de 500 mil frangos/dia, sendo este o primeiro sistema de integração avícola brasileiro, em escala comercial, a utilizar processos automatizados para o controle de ambiente.
“Muito importante conhecer essas tecnologias, coisa de primeiro mundo; estou muito satisfeito com os conhecimentos que estou adquirindo através da Carpil”, disse o agricultor Luiz Roberto.
A C. Vale em parceria com a Carpil seleciona todos os anos, seleção de mão-de-obra para levar ao sul do país, nordestino para trabalhar na cooperativa. Este ano, a seleção acontece no mês de fevereiro, com cerca de 300 vagas em diversas áreas profissionais.
É o caso de Leandro da Silva que há 11 anos saiu de Santana do Ipanema para trabalhar no abate de frangos, e hoje é operador de máquinas. “Todos os anos visito a minha família, comecei a trabalhar aqui através da minha tia, que já trabalhava aqui e me abrigou no início; após a minha vinda, mais dez familiares meus vieram trabalhar e morar aqui”, explica Leandro.
Vale ressaltar que no Paraná, a cooperativa aparece como a 3ª maior e na 8ª posição no Sul do país.
A comitiva alagoana liderada pela Carpil participar do Show Rural Coopavel, que acontece no Oeste do Paraná, na cidade de Cascavel, em sua 27º edição entre os dias dois e seis próximos. A caravana de Alagoas saiu da cidade de Palmeira dos Índios dia 28 de janeiro.
A caravana contou com total apoio da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), além da parceria com a Prefeitura Municipal de Igaci e do deputado federal Givaldo Carimbão.