Prefeitura de Igaci se mobiliza para construir aterro sanitário
O prefeito Oliveiro Piancó do município de Igaci, participou nesta quarta-feira (04), de uma capacitação com técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semahr) e da empresa Floram Engenharia e Meio Ambiente, para mais uma etapa da construção do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS).
Além da prefeitura de Igaci, mais 19 municípios que fazem parte da Região Metropolitana do Agreste e de parte do Sertão de Alagoas, participaram da reunião, para planejamento e execução do plano nos municípios que fazem parte do Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Agreste (Conagreste), que foi formado no ano passado e já elegeu a diretoria e realizou as primeiras reuniões temáticas. A prefeita de Arapiraca, Célia Rocha (PTB), foi eleita no ano passado a presidente do consórcio.
Para o prefeito Oliveiro o intuito é dar fim, e viabilizar o mais rápido possível, a construção de um aterro sanitário em substituição ao lixão a céu aberto.
O novo prazo, estipulado pelo governo federal, por meio de medida provisória que prevê a conclusão dos aterros em todo o Brasil até o ano de 2019. Por outro lado, os municípios com até 50 mil habitantes terão até o ano de 2017 para construir os seus aterros sanitários. A medida provisória selecionou os municípios por faixas de habitantes, a fim de facilitar a viabilização da obra, conforme o perfil de cada localidade.
Oliveiro elogiou a formação e do apoio ao consórcio regional. “Os municípios, isoladamente, não têm condições financeiras de planejar e construir seus aterros, uma vez que o valor é muito elevado. Estamos contando com o empenho do governo estadual e esperamos também contar com o apoio do governo federal para a execução completa desse plano”, disse o gestor.
Parabéns por sua colocação e por pensar no desenvolvimento de nossa Cidade, estamos trabalhando para melhorar as condições de vida de nossa sociedade,algumas obras já foram realizadas, como: Praça da Estação, que foi restaurada, Creche que está sendo construída, entre outras…, e a praça é uma questão de honra.
Sabemos que não é fácil, pois, não se tem recursos ainda.
E a praça? Quando é que vai fazer outra? Estou ansiosa para ver Igaci com uma praça bonita, principalmente essa do centro da cidade.