Caravana da Carpil participa de abertura do Show Rural no Paraná

A caravana da Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios- Carpil, após viajar mais de 4 mil km, chegou ao seu destino final em Cascavel no Paraná na madrugada deste domingo (01), para participar da 27° edição do Show Rural Coopavel 2015.

Além de Palmeira dos Índios, os municípios de Pão de Açúcar, Estrela de Alagoas, Santana do Ipanema, Minador do Negrão, Senador Rui Palmeira, Craíbas, Igací, Belém, Quebrângulo, Belo Monte, Ibateguara, Jaramataia, Batalha, Chã Preta, União dos Palmares, Traipú, Girau do Ponciano, São Luiz do Quitunde e Porto Calvo enviaram representantes.

A caravana participou da missa de abertura do Show Rural Coopavel 27 anos celebrada pelo Arcebispo Dom Mauro e pelo Arcebispo Emérito de Cascavel Dom Lúcio Baumgaertner no Parque Tecnológico Coopavel na manhã deste domingo. Em seguida a delegação foi recepcionada por técnicos da empresa e pelo presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

DSCF3581

DSCF3593

VISITAS TÉCNICAS

Antes de chegar ao destino final, Cascavel, a caravana de Alagoas, o roteiro de viagem incluiu duas paradas. A primeira delas acontece na cidade de Itaberaba, na Bahia e distante 285 quilômetros da capital Salvador, e a segunda na Fazenda Malunga e Cootaquara, no Distrito Federal.

Em Itaberaba, os técnicos conheceram a Cooperativa dos Produtores de Abacaxi de Itaberaba e Região (Coopaita). A competência dos produtores de abacaxi da cidade aliada a um clima favorável à produção e comercialização da fruta, trouxe um resultado expressivo para cerca de 140 famílias produtoras que integram a entidade.

DSCF3419

DSCF3424

DSCF3443

Fundada em 2013, a Coopaita, tem faturamento acima dos R$ 6 milhões. A produção é realizada através da cultura de sequeiro, ou seja, sem irrigação. O objetivo da visita técnica é troca e apreensão das técnicas e tecnologias usadas no plantio, na colheita e também na comercialização do produto feita pelos cooperados baianos.

Já no Serrado da região central brasileira, a equipe alagoana visitou a Fazenda Malunga. Criada há 28 anos, a produtora tornou-se referência em orgânicos no Distrito Federal e também no Brasil. Além disso, segundo informações dos técnicos da Carpil, a fazenda tem a maior produção de produtos orgânicos na América Latina.

DSCF3466 DSCF3483 DSCF3467

O presidente da Carpil, Luciano Monteiro, mostra-se satisfeito com mais essa integração. A Carpil mantém uma intercooperação com a Coopavel há 18 anos, conseguindo com esta parceria uma revolução na produtividade não apenas em Alagoas, mas no Nordeste.

Vale ressaltar que a participação dos presidentes de associações, produtores beneficiários do crédito fundiário, técnicos e dirigentes de associações do crédito só foi possível devido a cooperação da Secretaria de Reordenamento Agrário, do Ministério de Desenvolvimento Agrário através do instituto interamericano de cooperação agrícola, além da Prefeitura Municipal de Igaci, por intermédio do chefe do executivo, Oliveiro Torres Piancó, que tem como representante o vereador, Nildo Laurentino.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *