SHOW RURAL: Caravana de AL participa de evento no Paraná
Redação: Carlos Alberto Jr.
Especial para Estadão Alagoas
Pelo 18º ano consecutivo a comitiva alagoana liderada pela Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil) irá participar do Show Rural Coopavel, que acontece na cidade paranaense de Cascavel. Neste ano o evento chega a sua 27ª edição entre os dias dois e seis próximos.
A caravana de Alagoas saiu da cidade de Palmeira dos Índios na tarde desta quarta-feira, 28. No total, 56 pessoas entre técnicos da Carpil, da Emater, secretarias municipais, representantes de associações de produtores rurais, beneficiários do Crédito Fundiário, de assentamentos indígenas e de cooperativas convidadas incluindo uma do vizinho Estado de Sergipe.
Além de Palmeira dos Índios, os municípios de Pão de Açúcar, Estrela de Alagoas, Santana do Ipanema, Minador do Negrão, Senador Rui Palmeira, Craíbas, Igací, Belém, Quebrângulo, Belo Monte, Ibateguara, Jaramataia, Batalha, Chã Preta, União dos Palmares, Traipú, Girau do Ponciano, São Luiz do Quitunde e Porto Calvo enviaram representantes.
O evento contou com total apoio da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), além da parceria com a Prefeitura Municipal de Igaci e do deputado federal Givaldo Carimbão.
VISITAS TÉCNICAS
Antes de chegar ao destino final, a caravana de Alagoas, o roteiro de viagem inclui duas paradas. A primeira delas acontece na cidade de Itaberaba, na Bahia e distante 285 quilômetros da capital Salvador, e a segunda na Fazenda Malunga, no Distrito Federal.
Em Itaberaba, os técnicos conhecerão a Cooperativa dos Produtores de Abacaxi de Itaberaba e Região (Coopaita). A competência dos produtores de abacaxi da cidade aliada a um clima favorável à produção e comercialização da fruta, trouxe um resultado expressivo para cerca de 140 famílias produtoras que integram a entidade.
Fundada em 2013, a Coopaita, tem faturamento acima dos R$ 6 milhões. A produção é realizada através da cultura de sequeiro, ou seja, sem irrigação. O objetivo da visita técnica é troca e apreensão das técnicas e tecnologias usadas no plantio, na colheita e também na comercialização do produto feita pelos cooperados baianos.
Já no Serrado da região central brasileira, a equipe alagoana visitará a Fazenda Malunga. Criada há 28 anos, a produtora tornou-se referência em orgânicos no Distrito Federal e também no Brasil. Além disso, segundo informações dos técnicos da Carpil, a fazenda tem a maior produção de produtos orgânicos na América Latina.
O presidente da Carpil, Luciano Monteiro, mostra-se satisfeito com mais essa integração. A Carpil mantém uma intercooperação com a Coopavel há 18 anos, conseguindo com esta parceria uma revolução na produtividade não apenas em Alagoas, mas no Nordeste.
INICIATIVA EM IGACI
O intercâmbio entre os técnicos de regiões e culturas diferentes é analisado como importante e necessário para a caravana de Alagoas. Em Igaci, por exemplo, o prefeito Oliveiro Torres pretende incluir o município na rota da fruticultura e atender inicialmente a 22 cidades.
O investimento inicial será de R$ 5 milhões, segundo a assessoria da prefeitura. Os recursos são federais e foram captados a partir de gestões do deputado federal Givaldo Carimbão. Cerca de trezentas famílias produtoras de abacaxi, banana, caju e pinha serão diretamente beneficiadas na primeira etapa.
SHOW RURAL
O Show Rural é um evento eminentemente tecnológico promovido pela Coopavel Cooperativa Agroindustrial (Coopavel), com principal objetivo a difusão de tecnologias voltadas para o aumento de produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades rurais.
O evento acontece anualmente e acontece em uma área de 72 hectares especialmente planejados para oferecer conforto e praticidade aos visitantes. São disponibilizados restaurantes ruas asfaltadas e cobertas, praças de descanso, água gelada e gratuita em todos os corredores, entrada e estacionamento gratuito e suporte para os principais veículos de comunicação divulgarem as notícias geradas no evento.
O Show Rural Coopavel tornou-se referência mundial e também vitrine tecnológica que facilita o acesso de produtores rurais a equipamentos e técnicas que auxiliam a produzir mais e melhor, mesmo com severas adversidades climáticas, uma nova constante imposta pelo aquecimento global.