Uneal e Fundação de Ação Cultural realizam cortejo contra o preconceito em Maceió
O reitor da Universidade Estadual de Alagoas, professor Jairo José Campos da Costa, e o vice-reitor, professor Clébio Correia de Araújo, participaram, na manhã desta segunda-feira (26), de reunião com o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Vinicius Palmeira, em Maceió. No encontro, foram definidas as atividades a serem realizados no dia dois de fevereiro, data na qual é lembrado o “Quebra do Xangô”, evento que marcou a história de perseguição aos adeptos de religiões de matriz africana.
A celebração será realizada, na segunda-feira (2), como parte do projeto “Xangô Rezado Alto”, iniciado em 2012, pela Uneal. O cortejo sairá da frente da Assembleia Legislativa de Alagoas, na Praça Dom Pedro II, no Centro de Maceió, e seguirá para a Praça dos Martírios.
“Convidamos toda a sociedade alagoana, povo do axé, pesquisadores, homens e mulheres para participarem conosco dessa celebração, refletindo sobre a Quebra dos Terreiros de 1912, para que nunca mais, na história de Alagoas, cenas como aquelas venham a se repetir”, declarou o reitor Jairo Campos.
Durante o cortejo, serão realizados pontos de reflexão e paradas em locais importantes para a história da cultura afro-descendente em Alagoas, como Instituto Histórico de Alagoas, Igreja Rosário dos Negros. Também acontecem apresentações de grupos de afoxé do Estado.
Assessoria