Forte tempestade castiga Pão de Açúcar e provoca prejuízos à população

cats

Hélio Fialho

 

Por volta de 17 horas deste sábado (24), a cidade de Pão de Açúcar foi castigada por um temporal que caiu sobre a cidade e aproximadamente 60 minutos. Inicialmente as nuvens escureceram e logo em seguida uma tempestade de poeira invadiu a cidade.

Logo em seguida uma chuva torrencial acompanhada de trovões, relâmpagos, muitos raios e um vento devastador abateu a cidade, provocando enormes prejuízos.

Diversas casas foram atingidas pelos ventos que destruíram muros, telhados, antenas parabólicas, portões.

Em algumas ruas árvores frondosas foram arrancadas pela raízes e diversos postes caíram, prejudicando a rede elétrica e os sistemas de telefonia celular e de internet. O apagão durou aproximadamente três horas e depois veio a ser parcialmente normalizado, pois em algumas ruas a falta de energia ainda não foi restabelecido pela ELETROBRAS, em razão da gravidade do problema.

Na entrada da cidade, em um trecho que margeia a AL 130, três postes desabaram e causaram prejuízos à rede elétrica.

Em uma residência, duas caixas d´água foram levadas pelo vento, em quando em mansão o vento arrastou uma cadeira de sol a uma distância de mais de 20 metros, vindo esta a ser encontrada em uma rua próxima à residência atingida pela tempestade.

Nas avenidas Bráulio Cavalcante, Ferreira de Novais, Manoelito Bezerra Lima e na Praça 13 de Maio a fúria do vento derrubou árvores.

Na periferia da cidade, a exemplo do Alto Zeferino, Alto Fonseca árvores e telhados residenciais também foram arrastados pelo temporal.

No Sítio Santa Cruz o temporal também provocou prejuízos, a exemplo da Clínica Sertaneja  de Apoio ao Dependente Químico (CLISADEQ) que teve a sua placa de identificação retorcida e completamente destruída, além de ter deixado completamente destruída a obra de ampliação que estava em andamento.

Ainda, no Sítio Santa Cruz, o vento destruiu dois outdoors que continha propaganda comercial de uma loja.

Os prejuízos causados pela forte tempestade são considerados grandes, uma vez que sistemas de energia, telefonia, internet, televisão foram danificados, além de dezenas de casas residenciais e comerciais que foram atingidas.

Na cidade ainda não foram restabelecidos os sistemas de telefonia celular e de internet e em algumas ruas, desde o início do temporal até o momento do fechamento desta matéria, continuam sem energia elétrica, aumentando ainda mais os prejuízos às pessoas.

Uma equipe da ELETROBRAS está trabalhando no conserto da rede de energia que foi afetada com as queda de alguns postes e, segundo informações de um funcionário da empresa, a previsão é de que a situação será normalizada por volta de 16 horas, no trecho que foi afetado em Pão de Açúcar.

Neste domingo (25), na cidade, não é raro ver pessoas consertando suas casas. Também não é raro ver cenas de tristeza e desolação por parte de alguns moradores que perderam móveis, eletrodomésticos e até mesmo partes do muro e do  telhado de suas casas.

Até agora os moradores de Pão de Açúcar não sabem explicar o nome do fenômeno da natureza que castigou a cidade com chuva torrencial e vento devastador. Pessoas mais experientes atribuem os estragos à fúria do evento norte, enquanto outras afirmam que um forte vendaval caiu sobre a cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *