Estande de Piranhas se destaca na Feira dos Municípios

Éder Patriota

Repórter

Localizado no sertão alagoano e a 280 km da capital Maceió, o município de Piranhas possui uma das histórias mais ricas entre os 102 municípios existentes no estado, graças às atividades culturais existentes e é um dos que estão tendo maior visitação durante a IX Feira de Negócios dos Municípios no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, que está sendo realizada de 22 a 25 de janeiro de 2015.

cats
Cortesia: Jorge Barbosa/Alagoas Boreal

Um dos maiores exemplos da riqueza de cultural de Piranhas, que foi homenageado durante o evento, é o músico e artesão Egildo Vieira, 57, que aprendeu a tocar sozinho, mesmo não tendo frequentado escolas de música. “Quando morei em Maceió, fiz parte de diversos grupos folclóricos, depois formei um grupo de pífaro e fui integrante do Movimento Armorial do escritor paraibano Ariano Suassuna- onde pífaro e flauta, instrumento que não dominava naquele momento”, citou.

cats
Homenageado músico e artesão Egildo Vieira.

Ainda segundo Vieira, ele criou o conservatório musical de Piranhas e o carnaval de antigamente que é realizado na cidade, além do Grupo Musical Armorial de Piranhas, o qual é integrante e os seus colegas utilizam os instrumentos que fabrica.

Por fim, o músico, destacou os principais pontos culturais de Piranhas: Museu do Sertão, Estação Ferroviária, Cânion do Rio São Francisco, Usina Hidroelétrica de Xingó e a Rota do Cangaço.

cats
Secretária de Cultura Patrícia Brasil.

Para a secretária de cultura e turismo de Piranhas, Patrícia Brasil, Egildo Vieira é bastante importante para o município. “Por ser piranhense, patrimônio cultural vivo, divulgar a história da cidade, fabricar seus próprios instrumentos e fundar o Grupo Musical Armorial de Piranhas, ele foi reconhecido pelo prefeito Manoel Brasiliano de Santana e homenageado durante a Feira dos Municípios”, explicou.

Ainda segundo a secretária, Piranhas é um município com raízes fortes e sólidas, pois todo o piranhense é apaixonado pela sua terra e tem muito orgulho dela, entretanto mesmo sendo localizada distante da capital é o terceiro destino turístico do estado, só perdendo para Maceió e Marechal Deodoro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *