Marcelo Beltrão será o único candidato a presidência da AMA
Uma das entidades políticas mais representativas no estado, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), realizará na próxima segunda-feira (26), a eleição da sua nova diretoria para o triênio 2015-2017. No entanto, uma polêmica culminou o encerramento das inscrições, conforme o regulamento do pleito, o prazo para que os candidatos protocolassem as candidaturas se encerrou às 9h de hoje, e apenas o grupo que dirige atualmente a entidade se inscreveu. A chapa que faria oposição a ele, encabeçada pelo prefeito de Marechal Deodoro Cristiano Matheus (PMDB), alega que foi impedida de concorrer para decidir os caminhos da AMA.
De acordo com Matheus, um representante do seu grupo, chegou à AMA antes das 9h para realizar a inscrição de todos. Contudo, o processo de digitação dos nomes e de conclusão dos procedimentos administrativos não teria sido finalizado antes do horário previsto para o fim. Com isso, o advogado da chapa que representa a atual gestão protestou e a Comissão Eleitoral decidiu não inscrever o grupo oposicionista.
Dessa maneira, a chapa liderada pelo prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão (PTB), finalizou o processo e, até o momento, está como chapa única que disputa a presidência da AMA. A eleição acontece na próxima segunda-feira, na sede da entidade, entre as 9h e às 17h.
Cristiano Matheus afirmou que existe uma certidão comprovando a chegada de um representante do seu grupo dentro do horário previsto no regimento eleitoral.
Durante a semana, havia a expectativa de que a eleição seria disputada por duas chapas: uma oposicionista encabeçada por Cristiano Matheus e outra situacionista por Marcelo Beltrão- sendo que ambos têm estreitas ligações politicas com o atual governador Renan Calheiros Filho e com o seu pai, o senador e presidente do senado Renan Calheiros.
Éder Patriota – Repórter