Maceió deixa de ser a capital mais violenta do país

cats

Maceió passou o título de cidade mais violenta do país, para João Pessoa, segundo dados do relatório da Organização Não Governamental (ONG) mexicana Consejo Ciudadano para la Seguridad Pública y la Justicia Penal, divulgado no início desta semana, pela imprensa internacional.

O cenário é referente ao ano passado. No ranking mundial, a capital alagoana caiu uma posição e, agora, é a 6ª mais insegura. João Pessoa é o grande destaque do País e, com um elevado número de mortes, superou as estatísticas de Alagoas.

Das 50 cidades mais violentas do mundo, 19 estão localizadas no Brasil, sendo 10 delas no Nordeste. Além de João Pessoa, Maceió e Fortaleza, constam na lista São Luiz (com taxa de 64,71 homicídios/100 mil habitantes), Natal (63,68), Vitória (57,00), Cuiabá (56,46), Salvador (e Região Metropolitana de Salvador – 54,31), Belém (53,06), Teresina (49,49), Goiânia (44,82), Recife (39,05), Campina Grande (37,97), Manaus (37,07), Porto Alegre (34,65), Aracaju (34,19), Belo Horizonte (33,39), Curitiba (31,48) e Macapá (28,87).

Confira os dados divulgado pela ONG:

cats

A referida ONG é responsável pela investigação dos índices de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) do mundo. Já a fundação City Mayors, centro de estudos dedicado a temas urbanos, analisa os dados e elabora a listagem com as 50 cidades mais violentas. Agora, a entidade constatou, com base nas taxas, que a América Latina é a mais perigosa por ter dezenas de municípios com quantidade elevada de mortes. O ranking, segundo a organização, considera municípios com pelo menos 300 mil habitantes e leva em conta o contingente populacional e número de homicídios.

A City Mayors apontou, além do tráfico de drogas, as guerras de gangues, a instabilidade política, a corrupção e a pobreza como sendo as motivadoras da violência urbana extrema, e alertou que “moradores de cidades no Brasil, México e Colômbia estão particularmente em risco de serem apanhados em batalhas entre gangues rivais”.

 

Redação com Agências

Um comentário em “Maceió deixa de ser a capital mais violenta do país

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *