Mães com coxas e quadris largos têm filhos mais inteligentes
Um novo estudo da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, disse ter resolvido a antiga equação do motivo pelo qual as mulheres têm mais gordura que os homens. Porque elas precisam de coxas grossas, quadris e nádegas para produzirem bebês mais inteligentes. Como assim?
De acordo com o levantamento, estas regiões do corpo são “bancos de gordura” e têm papel determinante no desenvolvimento do cérebro dos recém-nascidos quando consumidas via amamentação. “A gordura destas áreas é um depósito para a formação do cérebro do bebê”, explica o professor Will Lassek, epidemologista responsável pela pesquisa.
“Os lipídios usados na construção do cérebro são em grande parte derivado da gordura estocada nos coxas e quadris das mães. Mulheres mais curvilíneas têm taxas mais altas dessa gordura e isso é uma evidência de que elas e seus filhos são mais inteligentes”, completa.
Ele comenta ainda que é preciso muita quantidade de gordura para construir o sistema nervoso e, além disso, os depósitos destas regiões são ricos em DHA, um ácido graxo do tipo ômega-3 que é um componente particularmente muito importante do cérebro humano. “Sugerimos que as mulheres evoluíram para acumular estas gorduras e mantê-las lá até darem à luz”, diz o professor. Ele compara este mesmo fenômeno feminino ao processo de armazenamento de gordura de alguns animais que hibernam em regiões extremamente frias.
O estudo explica ainda que nos últimos cinco milhões de anos, a média de volume do cérebro humano passou de 400ml para 1.200ml e essa pode ser a razão pela qual as mulheres passaram a armazenar mais gordura nos quadris ao longo do tempo para darem conta de suprir a demanda deste crescimento dos cérebros dos bebês.
Além disso, segundo o biólogo especialista em reprodução David Bainbridge, da Universidade de Cambridge, mulheres como Kim Kardashian e Jennifer Lopez chamam atenção dos homens por causa de suas curvas porque o instinto masculino percebe nestas parceiras a oportunidade de ter filhos mais inteligentes.
Fonte: Terra