Mais um candidato a presidente da Câmara dos Deputados vem a Alagoas
Mais um candidato a presidente da Câmara dos Deputados, dessa vez Arlindo Chinaglia (PT-SP), esteve no Estado. O chefe do Executivo Renan Filho, acompanhado por cinco dos nove deputados da bancada federal alagoana, recebeu Chinaglia, nesta quinta-feira (15), no Palácio do Governo.
O governador deixou claro que, independentemente de posições partidárias, via como importante esse diálogo com Chinaglia. “Com toda a satisfação recebo você aqui para que possa apresentar as razões pelas quais é candidato a presidente da Câmara”, disse Renan Filho.
Na oportunidade, o chefe do Executivo aproveitou para fazer duas demandas ao candidato. “É preciso votar, talvez ainda na primeira semana, um projeto que distribui o ICMS do comércio eletrônico. É fundamental para o Nordeste”, destacou Renan Filho.
O outro ponto abordado foi a necessidade de um posicionamento da Câmara a respeito da deliberação dos ministros do Supremo Tribunal Federal com relação aos royalties do petróleo. “Os royalties precisam ter uma decisão, se os ministros são a favor ou contra. Não julgar é antes de tudo um desrespeito ao Congresso Nacional”, avaliou.
Assim que foi passada a palavra para Arlindo Chinaglia, o candidato tratou de apresentar suas propostas. Ressaltou a necessidade da Câmara de Deputados ter um programa – um plano de trabalho. “A impressão que eu tenho é que, na Câmara, nós até certo ponto nos contentamos com as circunstâncias, somos pressionados pelas mobilizações. Nós não nos conduzimos em determinados objetivos”, observou. Como exemplo de iniciativa do Legislativo, o deputado apontou o trabalho do Senado na execução da reforma dos Códigos Civil e Penal (esta em andamento).
Estiveram presentes à reunião com Chinaglia os deputados federais, por Alagoas, Paulão, Cícero Almeida, Marx Beltrão, Maurício Quintella e Givaldo Carimbão; e pelo Acre, Sibá Machado. O secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social Joaquim Brito e o deputado estadual Ronaldo Medeiros também participaram do encontro. Um dia antes (14), veio a Maceió o candidato Eduardo Cunha (PMDB). A eleição para presidente da Câmara será realizada em 1º de fevereiro.
Agência Alagoas