Antônio Luiz dos Santos Filho é o novo coordenador do Gecoc em AL
O promotor Antônio Luiz dos Santos Filho foi anunciado como novo coordenador do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), órgão ligado ao Ministério Público do Estado deAlagoas (MPE/AL), durante reunião realizada nesta quinta-feira (8), na sede do órgão. O anúncio foi feito pelo procurador geral de Justiça, Sérgio Jucá. Também estiveram presentes os demais membros do órgão, os promotores Hamilton Carneiro, Luiz Tenório e Elísio Maia.
Em discurso, o novo coordenador do Gecoc lamentou a situação da 17ª Vara Criminal da Capital, que não pode mais investigar agentes públicos, como políticos, por conta da regulamentação aprovada pela Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) no dia 30 de dezembro.
“A 17ª vai fazer grande falta em se tratando de crime organizado. Lamentamos o engessamento da 17ª, mas o Gecoc vai continuar atuando firme”, garantiu.
Sérgio Jucá, que foi reconduzido ao cargo no início do ano para o biênio 2015-2016, também falou durante a nomeação do promotor Antônio Luiz. O procurador afirmou que o Gecoc continua atuando com quatro membros, mas a inclusão de um quinto integrante está sendo estudada.
“Estes promotores que estão aqui são da melhor estirpe, que valem não só por quatro, mas por oito. No entanto, estamos estudando um novo nome, que exige competência. O doutor Antônio Luiz é reservado, mas muito eficiente”, elogiou.
O novo coordenador do Gecoc assume o lugar que era do promotor de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça Neto. Ele deixou a função ao aceitar convite do governador Renan Filho (PMDB) para assumir a Secretaria de Estado da Defesa Social (SEDS). Sua saída foi aprovada à unânimidade no último dia 29 de dezembro, pelo Conselho Superior do Ministério Público do Estado.