Renan anuncia comandantes da PM, CB e chefe da Polícia Civil

Z

A anunciação oficial do novo delegado geral da Policia Civil de Alagoas, Paulo Cerqueira, do comandante geral da Polícia Militar, coronel Lima Junior, e do comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Adriano, foi realizada na tarde desta sexta-feira (3), no gabinete do governador, localizado no Palácio República dos Palmares. Após a solenidade, a cúpula da segurança pública realizou uma reunião a portas fechadas.

Durante o ato, o governador Renan Filho (PMDB) destacou a necessidade de policiamento em todo o estado, em referência a quatro municípios (Carneiros, Palestina, Jacaré dos Homens e Maravilha) que estavam sem efetivo. “Voltaremos a ter policiamento nos 102 municípios. A resposta da segurança é do Poder Executivo e não do Poder Federal. Vamos parar de transferí-la. A chegada dos senhores não é só de seis por meia dúzia. Temos que suar a camisa. Temos um compromisso que é tirar Alagoas como um dos estados mais violentos”, afirmou.

A segurança pública é um dos principais desafios do novo governo. A população espera que o novo comandante geral da Polícia Militar consiga devolver a sensação de segurança há muito perdida no estado, que ostenta os piores índices de violência do país. O “Mapa da Violência 2014. Os jovens do Brasil”, aponta o estado como a unidade da federação com a maior média de homicídios no país, 64,6 assassinatos a cada 100 mil habitantes.

Para que o trabalho investigativo também funcione, Paulo Cerqueira, que já assumiu antes a função do agora ex-delegado geral Carlos Reis, têm a missão de reestruturar as delegacias do estado.

Há cerca de um ano, um relatório elaborado pelo Sindicato dos Policiais Civis (Sindpol) apontava que quase 25% das delegacias de Alagoas estavam em situação precária. À época, 35 das 150 delegacias do estado funcionavam sem estrutura adequada.

Ao comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), cabe reestruturar os postos guarda-vidas, alguns desativados há meses e outros funcionando com condições estruturais inadequadas. A capital alagoana conta com cinco postos fixos para os guarda-vidas, situados nas praias do Francês, Sereia, Guaxuma, Jatiúca e Barra de São Miguel.

Na tentativa de reverter este cenário, o secretário de estado da Defesa Social, Alfredo Gaspar de Mendonça, anunciou mudanças na estrutura da segurança pública durante a solenidade. Uma delas é o funcionamento do Instituto Médico Legal (IML) durante 24 horas diariamente. O prazo de 60 dias para o funcionamento de uma nova Central de Flagrantes no complexo de delegacias, localizado na Mangabeiras, e a criação de uma nova Cental no Benedito Bentes também foram citados pelo novo secretário.

Confira abaixo a nova composição da cúpula de segurança:

Delegado geral: Paulo Cerqueira
Delegada geral adjunta: Luci Mônica
Comandante geral da PM: Coronel Lima Júnior
Subcomandante geral da PM: Coronel Louvercy Monteiro
Comandante geral do Corpo de Bombeiros: Coronel Adriano Amaral da Silva.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *