11 cães morrem após envenenamento em Maceió
O número de cães mortos por envenenamento no Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa), situado no bairro do Farol, em Maceió subiu para 11. Indignados com o caso, veterinários estão mobilizados e prometem realizar um grande ato na próxima segunda-feira (29). Eles também pretendem denunciar o caso ao Ministério Público Estadual (MPE).
Segundo informações da assessoria de comunicação da unidade, somente ontem nove animais morreram após ingerir veneno misturado a alimentos. Nesta madrugada, outros dois também não resistiram e entraram em óbito. Na manhã desta sexta-feira, três cachorros encontram-se em estado grave e seis em observação.
“É muita maldade, mas estamos fazendo tudo o que é possível para salvar a vida dos que restam. Provavelmente, deram chumbinho ou mil e oitenta a eles. Na próxima semana, a patologista do núcleo vai fazer uma avaliação do material colhido nos animais afetados e o diagnóstico deve sair em um ou dois dias”, informou a assessora de comunicação, Deyse Nascimento.
Esta é a primeira vez que animais do Neafa são vítimas de envenenamento. Diante disso, veterinários vão passar a adotar, a partir de agora, um regime de plantão durante os feriados. Na próxima segunda, haverá um protesto às 9h, quando as equipes vão sair da entidade e percorrer as ruas de Maceió pedindo proteção aos animais.
“Vamos nos unir para chamar a atenção da sociedade e do poder público, a fim de que os responsáveis sejam punidos de forma severa, porque o caso envolve vidas. Inclusive, vamos entrar com uma ação no Ministério Público, para que se investigue tudo”, reforçou a assessora.
Da Redação com Gazetaweb