Alagoanos, Firmino e Luan aproveitam chances e se consolidam em 2014

catsO ano de 2014 serviu para consagrar alguns atletas alagoanos no futebol brasileiro e até mesmo mundial. Joias, até então pouco conhecidas na terra natal, ganharam oportunidades e souberam agarrá-las com unhas e dentes, ajudando aos seus respectivos clubes a conquistas importantes, e chegando à seleção brasileira. Foi o caso do jovem atacante Luan, do Atlético-MG, e do mais jovem ainda meia-atacante Roberto Firmino, do Hoffenheim-ALE.

Depois de uma passagem relâmpago pelas categorias de base do Clube de Regatas Brasil, Firmino se transferiu para o Figueirense, em 2008, e foi profissionalizando pelo clube catarinense. De lá, foi negociado com o Hoffenheim e atualmente é uma das sensações da Bundesliga. Na temporada 2013/2014, o maceioense marcou 16 gols e deu 12 assistências para os companheiros no clube alemão, sendo um dos principais nomes do time comandado pelo técnico Markus Gisdol.

As boas atuações pelo time da Alemanha nas últimas temporadas chamaram a atenção do técnico da Seleção, Dunga, que surpreendeu a muita gente, no dia 23 de outubro, curiosamente dia do aniversário do pai de Firmino, ao convocar o jogador de 23 anos para o amistoso diante da Áustria, disputado no dia 18 de novembro, em Viena.

Mas o melhor ainda estava por vir. O estreante com a camisa amarelinha entrou em campo no lugar do atacante Luiz Adriano e, quando o jogo, que era duro, aparentava terminar com o empate por 1 a 1, o meia-atacante acertou um belíssimo chute de fora da área, aos 38 minutos da etapa final, virando o placar. O gol serviu para consagrar ainda mais a temporada espetacular do alagoano.

Com os gols marcados e as excelentes atuações dentro de campo, o futebol de Roberto Firmino despertou interesse de grandes clubes. Além disso, o atleta recebeu o reconhecimento dos torcedores e despontou de vez como uma das grandes promessas brasileiras para os próximos anos.

Luan – o “Menino Maluquinho”

O atacante Luan chegou ao Atlético-MG em 2013, sob a desconfiança de muita gente. Com um problema no púbis, o atleta – ex-Ponte Preta – passou por um período de tratamento no departamento médico do Galo e ficou na reserva do quarteto formado por Ronaldinho Gaúcho, Jô, Bernard e Diego Tardelli.

Das vezes em que entrou em campo, o garoto que saiu do pacato povoado Coité, em São Miguel dos Campos, para tentar a sorte na cidade de Quirinópolis, interior de Goiás, sempre chamava a atenção pela raça, que é uma das suas principais características. Aos poucos, Luan foi ganhando as oportunidades e surpreendendo os atleticanos.

Em 2014, o “maluquinho” começou o ano tendo que passar por uma cirurgia no joelho direito, quando buscava se firmar de vez no time titular, após a venda de Bernard para o futebol ucraniano. Em função do problema, Luan só voltou a atuar no segundo semestre do ano. A saída do ídolo Ronaldinho Gaúcho abriu as portas para o atacante de 24 anos.

O gol assinalado contra o Lanús, na finalíssima da Recopa Sul-Americana, deu ainda mais confiança ao garoto que comemorou o título internacional e despontou de vez na campanha vitoriosa do Galo mineiro na Copa do Brasil. A garra de Luan na reta final da competição nacional foi algo histórico. Nas partidas contra Corinthians e Flamengo, válidas pelas quartas e semifinais, respectivamente, e o talismã marcou gols que ajudaram a equipe do técnico Levir Culpi a chegar ao título contra o maior rival, Cruzeiro.

Ao final da temporada, ele caiu de vez nas graças da torcida, se transformado num verdadeiro xodó dos atleticanos. A conquista da Copa do Brasil garantiu a participação do Atlético-MG na Taça Libertadores de 2015 e Luan está bastante confiante para elevar cada vez mais vez o nome de Alagoas no cenário nacional nas próximas temporadas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *