Saúde entrega equipamentos a 63 municípios e lança publicações
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) entrega nesta segunda-feira (22), a partir das 9h, equipamentos para o setor de Vigilância em Saúde de 63 municípios alagoanos. Na ocasião, serão lançadas e distribuídas as publicações de Vigilância em Saúde de 2014 para os municípios e serviços de saúde.
O evento será no auditório do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest).
Durante a solenidade, serão entregues 22 motocicletas para coleta de material laboratorial descentralizado; 11 cadeiras para coleta de sangue; seis equipamentos para bioquímica; 11 turbidímetros; quatro lava olhos; dez geladeiras; 120 aparelhos de ar condicionados para salas de vacina.
Além disso, serão lançadas as publicações sobre a Análise da Situação da Saúde – 2014; Atlas de Mortalidade por Homicídio 2000-2013; Atlas de mortalidade por Câncer 1996-2013; Cartilha da Vigilância para Gestores e Profissionais da Saúde 2014; Mapeamento das áreas de risco de acidentes com cargas perigosas de 2014; Índice de Desenvolvimento de Saúde (IDS) de Alagoas 2013; Boletim Epidemiológico AIDS/DST e Hepatites Virais, 2013.
De acordo com assessora da Suvisa, Maria das Graças Correia, técnicos da área fizeram um diagnóstico de Vigilância em Saúde nos municípios alagoanos e por meio de visitas in loco observaram as formas de organização das Vigilâncias; estrutura física e equipamentos; processos de trabalho e percepções dos gestores e trabalhadores sobre o setor.
“A pesquisa foi realizada em 101 municípios, já que Maceió tem certas peculiaridades como capital alagoana. O estudo possibilitou traçar um perfil da Vigilância em Saúde em Alagoas”, informou Maria das Graças.
Ainda segundo a assessora da Suvisa, é necessário promover qualificação dos técnicos e dotar as áreas de estrutura mínima, englobando a física, recursos humanos e equipamentos. Maria das Graças disse também que dentro do Programa Alagoas Tem Pressa, a Suvisa conta com o Projeto de Fortalecimento de Vigilância em Saúde (Provig), constituído por um conjunto de ações, destacando –se um incentivo aos municípios, já aprovado no Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e com implantação prevista dentro da Programação Anual (PAS/2015).
Lançamentos
Entre as publicações lançadas está a Análise da Situação da Saúde em Alagoas que expõe indicadores do Estado e servirão de subsídio para o planejamento de ações, baseado em evidências. “Esperamos que técnicos e gestores utilizem este instrumento como um dos balizadores de suas programações plurianuais e anuais, refletindo com maior fidedignidade a realidade local e regional e necessidades da população”, ressaltou o secretário de Saúde, Jorge Villas Bôas.
Já a Cartilha da Vigilância para Gestores e Profissionais da Saúde 2014, que também será lançada na segunda-feira (22), será dirigida aos gestores e profissionais de saúde. O texto traz informações didáticas e explicativas sobre a estruturação da Vigilância em Saúde na esfera estadual.
“A cartilha traz conceitos abrangentes, de modo que gestores e profissionais de saúde saibam como a Vigilância em Saúde se integra às demais áreas do SUS. O documento também orienta sobre a organização e efetivação dos serviços”, concluiu o secretário.
Agência Alagoas