Renan participa de reunião para discutir novos aeroportos em Alagoas
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB)participou nesta sexta-feira, 19, em Maceió, de uma reunião entre o governador Teotonio Vilela e o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, que veio a Alagoas para debater projetos de melhorias e de construção dos aeroportos em Arapiraca, Maragogi e Penedo. A reunião aconteceu no Palácio República dos Palmares e teve ainda a presença do governador eleito, Renan Filho e secretários estaduais.
Técnicos do ministério, do Banco do Brasil e da Infraero apresentaram dados sobre as necessidades de cada projeto, principalmente quanto à questão do fluxo de usuários dos aeroportos regionais. A construção, ampliação ou melhorias nos aeroportos dos três municípios integram o Programa Federal de Auxílio aos Aeroportos (Profaa). O de Penedo já possui um convênio vigente no valor de R$ 4 milhões com recursos do Profaa.
Renan se colocou mais uma vez à disposição para ajudar o Estado no que for preciso para viabilizar a melhoria dos aeroportos. “Quero aproveitar ainda governador [Teotonio Vilela] para lhe dá um abraço e para dizer que terminamos seu governo da mesma forma que iniciamos, liberando recursos para obras de infraestrutura em Alagoas. No que depender do Congresso Nacional vou está sempre pronto para servir a Alagoas”, disse Renan.
Para o presidente do Senado, os investimentos nos aeroportos são muito importantes para os municípios, pois permitirão voos comerciais para diferentes regiões de Alagoas. “Os novos aeroportos abrem oportunidades de investimento, criam vagas de emprego e ainda facilitam a circulação nas cidades que o recebem e em toda a região ao redor, estimulando principalmente o turismo em Alagoas”, complementou Renan Calheiros.
Ainda no encontro ficou definido que a partir de janeiro de 2015 equipes dos órgãos envolvidos com os projetos farão visitas técnicas aos três municípios para viabilização das próximas etapas necessárias, como a definição de novas áreas caso isso seja necessário para implantação dos aeroportos. O ministro Moreia Franco explicou que para implantação destes aeroportos, os municípios precisam ter pelo menos um PIB anual de R$ 1 milhão.
Participaram ainda da reunião o ministro do Turismo, Vinícius Lages; deputado federal Givaldo Carimbão; secretário de Infraestrutura, Marcos Vital; a secretária de Turismo, Daniele Novis; o prefeito de Maragogi, Henrique Madeira; a secretária de Finanças de Arapiraca, Édina Pereira.
por Assessoria