Agentes penitenciários negociam com governo e encerram greve
Após quase uma semana em greve, os agentes penitenciários do sistema prisional de Alagoas, decidiram, nesta quinta-feira (18), retornar às atividades a partir de sexta-feira (19). A decisão de encerrar a paralisação que teve início na sexta-feira (12) foi tomada após o governo do Estado publicar uma Portaria atendendo a uma das maiores reivindicações da categoria: a mudança na escala de serviço. A partir de agora, os agentes voltam a trabalhar um dia e folgar quatro.
“Nosso movimento foi positivo. Temos outras reivindicações na pauta, mas a maior era a escala porque o nível de estresse no sistema prisional é muito grande, então temos que ter descanso. Vamos deixar para discutir as demais no ano que vem, com o novo governador”, afirmou o vice-diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen), Alan Leite.
Com o acordo, serão retomadas as visitas aos reeducandos, além de alguns serviços externos e internos que teriam sido suspensos, como o atendimento de advogados, psicólogos e médicos.
Protesto
Por causa da greve dos agentes penitenciários, familiares de detentos ficaram impedidos de realizar visitas na manhã do sábado (13). Revoltados, eles quebraram uma tenda e o banheiro químico do presídio. A rodovia BR-104, que dá acesso ao sistema prisional de Alagoas, localizado no bairro do Tabuleiro do Martins, foi bloqueada nos dois sentidos, mas liberada em seguida.
Fonte: G1