Alagoas é o primeiro do Nordeste em número de doentes crônicos, diz IBGE

Do G1

 

catsOs alagoanos estão se alimentando mal. Isso tem refletido no número de pessoas com doenças como hipertensão e diabetes. O estado de Alagoasx é o primeiro do Nordeste em número de doentes crônicos, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (10) pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O eletrotécnico Pedro Augusto Cavalcante há um ano recebeu um diagnóstico desanimador. Ele descobriu que estava hipertenso, 20 quilos acima do peso ideal e com alterações nas taxas de colesterol e glicose.

O quadro é resultado de anos sem cuidar da alimentação e sem praticar atividade física. Com o susto, ele decidiu mudar os hábitos. “Antes eu não dormia bem, tinha pressão alta, estresse. Hoje eu estou com meu peso normal”, afirma o eletrotécnico.

Se não tivesse mudado os hábitos, Cavalcante faria parte hoje de uma triste estatística. Segundo a pesquisa nacional de saúde do IBGE, Alagoas é o estado do Nordeste com o maior índice de pessoas com diabetes, doenças do coração, insuficiência renal crônica, depressão e diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A pesquisa mostra que essas doenças estão relacionadas especialmente à alimentação. O estado também tem os piores índices da região no consumo de sal e de gordura, de acordo com o levantamento.

O sal também é um dos vilões da dieta saudável, mas o vendedor de camarão Moacir Pedro não economiza no condimento na hora de temperar o crustáceo. “Não acho que seja muito sal. E tem gente que ainda acha que o sal está pouco”, conta.

Segundo a pesquisa, esses são hábitos comuns em todo o Brasil. No país, 40% da população  tem pelo menos uma doença crônica relacionada à falta de atividade física e aos péssimos hábitos alimentares. O diabetes, por exemplo, atinge nove milhões de brasileiros.

A endocrinologista Jamille Wanderley diz que a população chegou a este ponto porque só decide se cuidar quando já está com a saúde bem debilitada. “São doenças silenciosas, então você tem que procurar um diagnóstico. Outra coisa, você não precisa esperar estar doente para ter uma alimentação saudável, para comer fruta, verdura, diminuir gordura, massa”, recomenda a  médica.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *