Pólio e sarampo: campanha termina na próxima sexta-feira

Sem títuloA Campanha de vacinação contra a pólio e a de seguimento contra o sarampo foi prorrogada até a próxima sexta-feira, dia 12 de dezembro. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) era vacinar 95% das crianças de seis meses a menores de cinco anos, o que corresponde a 65.675 de doses a serem aplicadas. Porém, até o momento foi atingido um percentual de 76,28%, com a aplicação de 50.094 doses da vacina contra a poliomielite.

Os pais e responsáveis que ainda não levaram seus filhos para se vacinar devem procurar as unidades de saúde da capital, pois a vacina é a melhor forma de prevenção contra a doença, que apresenta sintomas semelhantes ao de uma gripe, com náuseas, vômitos e dores abdominais. O vírus da poliomielite é capaz de chegar ao sistema nervoso através da corrente sanguínea e ocasionar paralisia total. Para a imunização, os pais e responsáveis não devem esquecem de levar o cartão de vacinação da criança, para o registro das doses aplicadas.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização no município, Eunice Raquel Amorim, explica que nesse período de prorrogação da campanha, as vacinas estão disponíveis apenas nas unidades de saúde e não mais nos postos volantes. “Recomendamos aos pais e responsáveis que levem suas crianças para serem vacinadas o quanto antes, não deixem esse compromisso para a última hora, pois a vacinação é essencial para a saúde das crianças”, reforça.

A campanha de vacinação se encerra na próxima sexta-feira, mas as doses da vacina contra a poliomielite e o sarampo já estão disponíveis no calendário básico de vacinação de Maceió. A imunização contra a poliomielite acontece anualmente em uma única etapa.

 

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *