Governo de Alagoas inaugura Complexo Cultural Teatro Deodoro
Alagoas ganha na próxima terça-feira (16) de dezembro um dos maiores e mais completos equipamentos culturais do país: o Complexo Cultural Teatro Deodoro, instalado ao lado do centenário teatro localizado no centro da capital.
O empreendimento abrigará espaços estratégicos para acomodar os corpos permanentes da Orquestra, do Balé e da Companhia de Teatro do Deodoro e uma galeria de arte, além de disponibilizar sua estrutura para cursos de música, dança, teatro e cenotécnica voltados a crianças e jovens da rede pública de ensino.
Idealizado por Juarez Orestes Gomes de Barros, presidente da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), o complexo possui uma série de espaços funcionais: sala de ensaio para grandes orquestras, com estrutura para abrigar instrumentos, partituras e material de apoio, salas de ensaio e de aquecimento para bailarinos, ampla galeria de arte preparada para receber exposições, mostras e instalações variadas, salas de aula e de monitoria para estudantes, instalações do quadro funcional, técnico e administrativo da Diteal e terraço panorâmico.
O projeto, de autoria da arquiteta Marta Nogueira, privilegia a integração entre a Praça Deodoro, onde está localizado o tradicional teatro, e o complexo. “O projeto foi pensado para integrar povo e arte. A fachada, toda revestida em vidro, permite que as pessoas vejam as manifestações artísticas ali presentes, funcionando como um convite para que o povo alagoano usufrua do espaço”, ressalta o presidente da Diteal.
O novo complexo cultural do Estado de Alagoas começou a sair do papel há três anos, com a assinatura do contrato entre o Governo do Estado, através da Diteal, e a empresa Cony Engenharia, com recursos do Ministério da Cultura e do Governo, em um investimento total de R$ 7.286.095,21.
O Complexo Cultural Teatro Deodoro tem como apelo maior o incentivo do estudo, da pesquisa e da formação continuada de jovens talentos, especificamente aqueles com maior vulnerabilidade social. O projeto prevê a realização de cursos, oficinas e workshops de música erudita, balé e teatro, além de investir na formação de jovens na área cenotécnica, com elementos como cenografia, iluminação, sonorização, figurinos e adereços.
A iniciativa tem como objetivo descobrir novos talentos e solidificar o mercado cultural alagoano, a partir da qualificação de profissionais para integrar a cadeia produtiva local.
Para Juarez Gomes de Barros, “o complexo possibilita que o centenário Teatro Deodoro produza e não só receba espetáculos e ofereça uma formação de alta qualidade a quem não pode pagar por ela, cumprindo a função social de teatro, que é a de ser uma escola”.
Além do aprimoramento profissional, os corpos permanentes do Teatro Deodoro (músicos, bailarinos e atores) atuarão como multiplicadores, ultrapassando os muros da instituição.
Coletiva de imprensa
Na segunda-feira (15), a equipe técnica da Diteal recebe a imprensa para uma visita ao complexo. Na terça (16), o empreendimento será oficialmente inaugurado com a presença do governador Teotonio Vilela. Um concerto de música erudita e uma apresentação de balé encerram a programação de inauguração na quarta-feira (17), juntamente com a abertura da primeira exposição artística do novo complexo cultural.
Programação
Coletiva de Imprensa
Data: Segunda-feira, 15 de dezembro de 2014
Horário: 9h30
Local: Complexo Cultural Teatro Deodoro
Inauguração oficial
Data: Terça-feira, 16 de dezembro de 2014
Horário: 18h30
Local: Complexo Cultural Teatro Deodoro
Concerto e Balé
Data: Quarta-feira, 17 de dezembro de 2014
Horário: 19h
Local: Teatro Deodoro
Aberto ao público
Abertura do I Salão de Arte Contemporânea de Alagoas
Data: Quarta-feira, 17 de dezembro de 2014
Horário: 20h30
Local: Complexo Cultural Teatro Deodoro
Aberto ao público
A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) vem sendo, ao longo dos últimos oito anos, um importante instrumento de valorização e divulgação da cultura alagoana, além de exercer um forte papel na formação de plateia e na educação de jovens e adultos. Entre as suas diversas ações, destacam-se a reforma e reabertura do Teatro Deodoro, os projetos de valorização da cultura local e a construção do novo equipamento cultural do Estado de Alagoas: o Complexo Cultural Teatro Deodoro.
O Teatro Deodoro, fundado em 15 de novembro de 1910, faz parte do seleto grupo de 15 Teatros-Monumentos do país. Fechado em 2007 devido a problemas estruturais, o Teatro Deodoro passou por uma criteriosa reforma na gestão do presidente Juarez Orestes Gomes de Barros, sendo reaberto e devolvido à população alagoana em 16 de setembro de 2010.
A maior e mais completa reforma do Teatro Deodoro nos seus 104 anos restaurou seus traços originais, contemplando também seu Salão Nobre, considerado um dos símbolos da cultura e história das Alagoas, além de ações como a recuperação do piso, forro e telhado do foyer, a restauração das cadeiras, poltronas e lustres, a pintura externa e interna, a reforma da cabine de som e iluminação e a recuperação de toda caixa cênica.
Cultura local e nacional
A Diteal mantém uma série de iniciativas de valorização e fortalecimento da cultura alagoana. Dentre elas, destacam-se três projetos: o ‘Teatro Deodoro é o Maior Barato’, que abre o palco mais tradicional do Estado todas as quartas-feiras, para apresentações de música, teatro e dança locais a preços populares; o ‘Quinta no Arena’, com as mesmas características, sempre às quintas-feiras no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, e a ‘Quinta Sinfônica’, uma parceria entre Diteal, Secretaria de Estado da Cultura e Universidade Federal de Alagoas, que promove apresentações da Orquestra Sinfônica da Ufal na última quinta-feira de todo mês, com entrada franca.
Após mais de uma década fora do circuito nacional de cultura, o Teatro Deodoro abriu novamente suas portas abertas para produções regionais e nacionais, eventos e solenidades, mantendo-se há 114 anos como o principal palco do Estado. O Complexo Cultural Teatro Deodoro alia hoje a história e a tradição do centenário Teatro Deodoro ao futuro moderno e promissor da arte de Alagoas.