Hotéis da capital comercializam artesanato alagoano durante café da manhã
A Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento (Seplande) se prepara para mais uma realização do “Café com Arte”. Em sua 6ª edição, o evento irá comercializar o trabalho de cerca de 140 artesãos, oriundos dos municípios de Boca da Mata, Coruripe, Penedo e Maceió. As peças estarão disponíveis para venda durante o café da manhã de aproximadamente dez hotéis da capital, entre os dias 11 e 13 de dezembro.
A iniciativa tem por objetivo divulgar o artesanato alagoano e aumentar a renda dos artesãos. O Bordado Filé, o Bordado Redendê, a Fibra de Ouricuri, o Bordado Ponto Cheio e o Patchwork são algumas das tipologias que serão comercializadas nos hotéis, entre eles, Hotel Ponta Verde, Ritz Suítes, Ritz Lagoa da Anta, Hotel Jatiúca e Maceió Mar Hotel.
O evento se apresenta também como oportunidade de interação entre os artesãos e turistas. “No Café com Arte, o turista conhece diretamente quem produz a peça que ele compra e acompanha o trabalho e seu processo de construção. Esse contato pode gerar parcerias e negociações futuras nessa área”, avalia a diretora de Design e Artesanato da Seplande, Dyslene Teles.
O “Café com Arte” foi desenvolvido pela Seplande, em parceria com o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) e o Sebrae, e conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). Para incentivar o trabalho, a Seplande oferece aos artesãos o material gráfico para compor a exposição, além da entrega de camisetas padronizadas e embalagens para as peças.
Agência Alagoas