Maceió comemora 199 anos nesta sexta

1Maceió comemora, nesta sexta-feira (05), 199 anos. Para o prefeito Rui Palmeira, a data representa não apenas uma lembrança, mas, principalmente, o reconhecimento da evolução da cidade.

“Nesses 199 anos Maceió cresceu e com alegria, estamos à frente da Prefeitura há dois anos para contribuir com a cidade que os maceioenses desejam. Estamos com várias ações por toda a capital e na expectativa do bicentenário em 2015. Certamente, o próximo ano será de muitas obras e novos investimentos para todos os maceioenses”, disse Rui.

Ainda de acordo com o prefeito, os trabalhos têm sido executados com responsabilidade para beneficiar todos os cidadãos. “Para melhorar o trânsito, entregamos a Onda Verde, a Faixa Azul, o videomonitoramento e um aplicativo para monitoramento do itinerário dos ônibus. Estamos com obras de reformas nos postos de saúde e também começamos as reformas em escolas com estruturas mais críticas. Entregamos a Avenida Josepha de Mello e vamos entregar as Avenidas Nações Unidas e Paulo Holanda”, pontuou o prefeito.

 

História

Com mais de um milhão de habitantes, para entender a fundação de Maceió é preciso retroceder até o dia 05 de dezembro de 1815. Há quase dois séculos, a Vila de Maceió foi desmembrada da então Vila de Santa Maria Madalena da Alagoas do Sul, ou simplesmente Vila de Alagoas, atual cidade de Marechal Deodoro. Por esta razão, o dia 05 de dezembro é a data em que se celebra o aniversário de Maceió.

O registro histórico está contido nas cartas escritas por Dom João, então príncipe regente, e esse relato é a certidão de nascimento de Maceió, segundo historiadores. Alguns historiadores questionam a idade da capital, considerando o fato de que dois anos após o desmembramento, em 1817, Maceió assume o posto de capital do Estado de Alagoas, mas a data reconhecida oficialmente é 5 de dezembro de 1815.

Com raiz indígena – o nome da cidade é uma evolução da corruptela tupi maça-y-ok, que significa “o que tapa o alagadiço” –, a população maceioense é eminentemente mestiça.

Fonte: Secom Maceió

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *