Campanha de vacinação contra pólio e sarampo é prorrogada
Sem atingir a meta de 95% determinada pelo Ministério da Saúde (MS), a campanha de vacinação contra a poliomielite e a de seguimento contra o sarampo foi prorrogada em todos os estados do Brasil que não atingiriam essa meta. Em Maceió, as crianças de seis meses a menores de cinco anos podem ser imunizadas até o dia 12 de dezembro.
“A campanha seria encerrada nesta sexta-feira, a data limite estipulada pelo Ministério da Saúde, mas com a baixa adesão não só em Maceió, mas em todo o país, ela terá que ser prorrogada. Aqui no município tivemos uma cobertura vacinal de 65,67% ”, afirmou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Eunice Raquel Amorim.
Os pais e responsáveis que ainda não levaram as crianças para serem imunizadas, podem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Nesse período de prorrogação, a campanha não funcionará em postos volantes. Lembrando ainda, que é necessário levar o cartão de vacinação para o devido registro das doses aplicadas.
A imunização contra a poliomielite acontece anualmente em uma única etapa. Para a poliomielite não existe tratamento, desse modo, a melhor forma de evitar é a prevenção. Os sintomas são semelhantes ao de uma gripe com náuseas, vômitos e dores abdominais. O vírus é capaz de chegar ao sistema nervoso através da corrente sanguínea e ocasionar paralisia total. Já contra o sarampo, a melhor forma de evitar a doença, que pode ser grave, também é por meio da vacinação. Otite, pneumonia e encefalite são complicações graves da doença.
O Brasil erradicou a pólio há 25 anos. Já o sarampo também teve a transmissão interna erradicada em 2000, no entanto, há registro de “casos importados” no país. O maior número desses casos aconteceu entre o 2013 e este ano, quando houve 224 notificações em Pernambuco e 451 no Ceará.
Fonte: Ana Cecília da Silva/ Ascom SMS