Empresas, obras e até adutoras podem ganhar o nome de Eduardo Campos

Sem títuloSe depender dos vereadores recifenses e dos deputados estaduais pernambucanos, a memória do ex-governador Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo em agosto deste ano, estará preservada para sempre e em diversas obras do Estado.

As duas Casas, juntas, têm 13 projetos para dar o nome do pernambucano a rodovias, avenida, escola, parque industrial, hospital, posto de saúde, barragem, complexo turístico, empresas estatais e até adutoras. Apenas um já foi sancionado.

A maioria são projetos de lei (nove na Assembleia Legislativa e dois na Câmara Municipal). Há também um projeto de resolução para instituir a categoria “Político Governador Eduardo Campos” da Medalha Leão do Norte.

O mérito agraciaria “pessoas físicas que tenham se destacado nas práticas políticas no Estado de Pernambuco”, segundo justificativa do deputado estadual Ricardo Costa (PMDB).

O deputado Fernando Coutinho (PSB) foi o primeiro a ter o projeto/homenagem aprovado. Denominou o conjunto de porto, terminal de passageiros, museu e centro de artesanato no centro do Recife de “Complexo Turístico Portuário Governador Eduardo Campos”. A obra foi parcialmente inaugurada pelo ex-governador.

Os deputados pernambucanos também querem honrar a memória do líder pessebista rebatizando duas empresas estatais.

Pelo projeto do ex-secretário de Turismo Alberto Feitosa (PR), a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) passaria a se chamar “Empresa de Turismo de Pernambuco Governador Eduardo Campos”.

E a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) seria batizada de “Companhia Editora de Pernambuco Governador Eduardo Campos”, pelo projeto do líder do governo, Waldemar Borges (PSB), campeão na proposição de homenagens, com ao menos três projetos apresentados.

Borges também quer batizar o “Parque Industrial Governador Eduardo Campos”, em Bezerros, e o “Ramal Governador Eduardo Campos”, entre os municípios de São Lourenço da Mata e Camaragibe.

Já o deputado Everaldo Cabral (PP) não se contentou em apresentar apenas um projeto de lei e fez um “apelo” ao governo federal para que um trecho da BR-101 chame-se Rodovia Governador Eduardo Campos.

CÂMARA

Na Câmara do Recife, os autores dos dois projetos são pessebistas. O vereador Estefano Menudo quer batizar um posto de saúde como “Governador Eduardo Campos”.

Já o colega dele Felipe Francismar quer que a Via Mangue, avenida inaugurada pela metade pela presidente Dilma Rousseff e que deveria ter ficado pronta para a Copa do Mundo, passe a se chamar “Via Mangue Governador Eduardo Campos”.

Hoje, o nome oficial da via é avenida Celso Furtado (1920-2004), economista e um dos mais importantes intelectuais do país no século 20.

O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), também prometeu homenagear seu padrinho político. Batizará com o nome de Campos um centro comunitário que deve inaugurar até o final deste ano na zona norte da cidade.

 

Fonte: UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *