Renan Calheiros dá posse a jovens senadores em Brasília
O presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) afirmou nesta terça-feira (18) que o Programa Senado Jovem já resultou em contribuições concretas para os projetos em tramitação no Congresso. Renan participou da sessão especial de eleição da Mesa do Programa Senado Jovem e posse dos Jovens Senadores. Citou como exemplo de contribuição o Projeto de Lei do Senado (PLS) 556/2013, apresentado no ano passado, que concede incentivos fiscais, econômicos e creditícios para o desenvolvimento sustentável.
O programa Jovem Senador, ressaltou Renan Calheiros, tem o objetivo de despertar participação política com o entrelace de novas gerações e visões de mundo. “Todos sabem que a juventude é o grupo que se renova sempre, que questiona; e que capta e transmite os desejos de mudanças com mais facilidade”, observou.
Outro projeto decorrente do Programa altera a lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para dispor sobre a obrigatoriedade de inserção da Língua Brasileira de Sinais na educação básica. O terceiro projeto, também da área da educação básica, propõe criar o adicional de especialização e de desempenho para os profissionais do magistério público que atuam nesse segmento educacional. Ainda desta área é o projeto que institui atendimento psicológico ou psicopedagógico para estudantes e profissionais da educação.
Os jovens senadores de 2014 são os vencedores do 7º Concurso de Redação para alunos do ensino médio de escolas estaduais de todos os Estados do Brasil.
Durante a cerimônia de posse dos jovens senadores, o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, fez questão de entregar o diploma à senadora alagoana Taíse Lima.
A senadora Taíse estuda na Escola Estadual Ana Lins e escreveu a redação “Viagem ao oceano do progresso”, a qual traça um comparativo entre a política brasileira e uma velha embarcação. A redação de Taíse Lima foi feita sob a orientação da professora Flora Márcia de Lima Santos. No texto, a jovem parlamentar defende que estamos em meio a uma navegação, onde o navio brasileiro tem ficado ancorado entre muitos aspectos que impedem o seu crescimento, principalmente na educação.
Assessoria