Presidente do Tribunal de Justiça assume Governo de Alagoas até a próxima quarta
O governador Teotonio Vilela Filho transferiu o governo do Estado, no início da tarde desta sexta-feira (14) para o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador José Carlos Malta Marques, durante solenidade no auditório Sala Aquatune, do Palácio República dos Palmares.
Por recomendação médica, o governador Teotonio Vilela se afastará do cargo por cinco dias. Como prevê a Constituição estadual, na ausência do governador o vice o substituirá; na impossibilidade do vice, o presidente da Assembleia Legislativa assumiria. No entanto, o vice-governador José Thomaz Nonô está com problemas de ordem pessoal, enquanto que o deputado Fernando Toledo, presidente da Assembleia, está fora do país.
Sendo assim, o presidente do TJ e da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), desembargador José Carlos Malta Marques governará o Estado, interinamente, até a próxima quarta-feira (19). Durante seu discurso de transmissão de cargo, o governador Teotonio Vilela, já licenciado, destacou seu orgulho em deixar nas mãos de um homem honrado, de responsabilidade reconhecida como José Carlos Malta, a administração do Estado.
“É com tranquilidade que transmito o governo para um sertanejo com disposição, valores e princípios que norteiam a alogoaneidade, com uma distinta performance em cargos públicos. Um homem que pode destacar em sua biografia o comando do Ministério Público e da presidência do Tribunal de Justiça”.
Esta é a terceira vez que o Poder Judiciário assume o Executivo estadual na administração do governador Teotonio Vilela. Os desembargadores Elizabeth Carvalho e Sebastião Costa Filho também já ocuparam o cargo.
Para o governador interino, José Carlos Malta Marques, o compromisso assumido é a maior das honrarias já vividas por ele. Durante seu pronunciamento, ratificou o trabalho realizado por Teotonio Vilela, além de se comprometer a dar andamento aos compromissos do governo durante sua gestão.
“É uma honra governar o meu estado e espero entregá-lo do mesmo jeito. Não há absolutamente nenhuma determinação nova. O modelo de trabalho será o modelo de Teotonio Vilela, porque em time que está ganhando não se mexe, é um time inequívoco”, assegurou. Prestigiaram a solenidade integrantes do Poder Judiciário, secretários de Estado, deputados, entre outras autoridades.